Antes de tudo e o mais importante: encontre aspargos frescos. Aqueles bem verdinhos e bonitos, sabe? Hoje em dia é fácil encontrar no mercado. Se não encontrar, com certeza na feira perto da sua casa vai ter ;)
Para picar os aspargos: tire a base do talo e descarte, as pontinhas você guarda em um recipiente para mais tarde. O resto você pica tudo, em rodelinhas.
Prepare o caldo de legumes. (O ideal é fazer um caldo de VERDADE, mas convenhamos que na hora do sufoco o de cubinhos sempre é bem vindo!). Faça o caldo e quando começar a ferver, abaixe o fogo.
Em uma panela, refogue a cebola com azeite e uma pitada de sal. Cuidado para não deixar a cebola queimar, quando ela amolecer, antes de dourar, já coloque os arpagos picados (as pontinhas ainda não!). Misture bem e espere a cebola dourar. Coloque o arroz arbóreo e mexa bem. Quando tudo estiver bem refogadinho, acrescente o vinho branco. Mexa até o arroz absorver todo o vinho.
Agora é a hora do caldo, que é o truque para um bom risoto. Coloque apenas um pouco de caldo e mexa bem, deixe que tudo seja absorvido para colocar mais caldo. Repita o procedimento várias vezes, com calma, até que o arroz fique al dente (não deixe o arroz cozinhar muito para não passar do ponto). Quando o arroz estiver al dente, desligue o fogo. Pronto, hora de colocar as pontinhas!(Elas vão por último porque cozinham muito rápido).
Espere absorver bem o caldo e coloque a manteiga, misture bem. Acrescente os tomatinhos e o queijo parmesão ralado, misture bem e sirva imediatamente*!
Conseguiu fazer, não é?
*É sempre bom servir o Risoto assim que ficar pronto, se esperar vai passar do ponto (além de esfriar rápido).