Nosso blog está em manutenção...

Estamos preparando algumas novidades para vocês. Obrigado pela paciência :)

close ic

CEVICHE CLÁSSICO PERUANO | Receita

O calor continua firme e forte, mas o especial de verão do Torrada Torrada está chegando ao fim :(

E pra fechar, escolhi um clássico da cozinha sul-americana: Ceviche.

A receita é uma bem tradicional (preparei até acompanhamento!), por isso pode ter quem sinta falta de um ou outro ingrediente…

Pra fazer o Ceviche, só tem um segredo: comprar peixe bem fresco e fazer no dia. Nada de comprar congelado ou deixar pra depois, porque aí ele começa a soltar um cheiro super forte. Também não recomendo usar peixe congelado.

Agora você já sabe como se faz o tradicional ceviche peruano!

IMG_4440
Pra quem tá curioso, o livro que eu estou lendo no vídeo é o “Ceviche – Do Pacífico Para O Mundo” do chef Dagoberto Torres em parceria com a jornalista Patrícia Moll (Editora Senac São Paulo).
Lá tem mais algumas receitas pra você experimentar outros tipos de ceviche: além do Peruano, receitas tradicionais do Chile, Equador, Colômbia, México. Tem também as receitas dos ceviches servidos no Suri Ceviche Bar, restaurante do próprio Dagoberto, que fica no bairro de Pinheiros em São Paulo e é uma parada obrigatória para os amantes de ceviche (e de Pisco também!).
Mas quero ver todo mundo fazendo essa receita delícia em casa! Okays?
Curtiu? Tem mais receitas de verão aqui ó: Torrada Torrada.
no youtube: Torrada Torrada

no facebook: Torrada Torrada

no instagram: @TorradaTorrada

MODO DE PREPARO

Limpe a espiga de milho e corte em rodelas de mais ou menos 3cm (não precisa medir com a régua ok? corte a olho, só não deixe muito fino). Coloque pra ferver com sal na panela de pressão ou em uma panela normal – a vantagem de cozinhar na pressão é que vai mais rápido, mas se você não sabe mexer, é melhor não arriscar e cozinhar o milho em uma panela tradicional.
Descasque a batata doce e corte em fatias grossas. Leve pra ferver com sal – aqui pode ser a panela normal mesmo, porque cozinha rápido. Cuidado pra não deixar a batata doce muito mole.
Prepare as pimentas: tire o cabo, corte ao meio e retire as sementes (são nelas que se concentra a “ardência”). Corte em tiras.
Divida a cebola roxa ao meio e corte em finas fatias (depois separe com as mãos as camadas).
Para preparar o peixe, é fácil. Na peixaria, peça o filet grosso (não a peça inteira). Ele já vem bem limpinho, então é só tirar uma ou outra parte mais escura e cortar em cubos de uns 2cm.
Aí é só montar: coloque primeiro o peixe, sal e pimenta e misture. Daí coloque duas pedras de gelo e o suco do limão (é a acidez dele que vai cozinhar o peixe). Acrescente a cebola e o coentro picado e prontinho! É só comer :)
Na verdade é bom deixar o peixe “curtir” um pouco no limão, pra cozinhar, mas uns 20 minutos são suficientes.
O milho e a batata doce servem de acompanhamento – quando tirar do fogo, acerte o sal e sirva junto.

FICHA TÉCNICA

PREPARO: 20 minutos

INGREDIENTES

280 gr peixe branco (pra essa receita eu usei pescada branca)
4 pimentas dedo de moça
suco de 1 limão
2 cebolas roxas
coentro picado
2 espigas de milho
2 batatas doce
sal
gelo

CONVERSÃO DE MEDIDAS

mobile-logo

Escolha as unidades