TORTINHA de MORANGO #ICKFD (Dani Noce) | Receita

Torrada Torrada apresenta: Tortinha de Morango #ICKFD

O vídeo dessa semana é PROFISSA. afinal quem me ajudou (e me ensinou) foi a confeiteira mais fofa do Brasil: a Dani Noce, do I Could Kill For Dessert.

select_fechado 01175308

A Dani estudou confeitaria em Paris e tem o site (e o canal) do ICKFD já faz um tempinho, os vídeos dela são lindos e as receitas de deixar todo mundo de queixo caído.

Pra provar que até nós meros mortais (que torramos a torrada e tal) também conseguimos fazer essas delícias impecáveis de vitrine de doceria ela gravou um vídeo comigo ensinando a fazer uma Tortinha de Morango!

Vou contar uma coisa: YES WE CAN!

Essa tortinha é o básico do básico no quesito “TORTA”: massa básica e creminho de baunilha coringa. Você pode trocar os morangos por banana, manga, várias frutas!

(Pode colocar um ganache de chocolate no meio também. A torta é sua, use a criatividade!)

Pra fazer uma igualzinha essa do vídeo, segue lista de ingredientes e passo a passo. Sem drama, sem choro, tranquilinho!

select_fechado 01131014

MASSA TORTINHA

  • 240 gramas de Farinha de Trigo
  • 1 pitada de Sal
  • 125 gramas de Açúcar de Confeiteiro
  • 130 gramas de Manteiga SEM SAL (gelada e cortada em cubos)
  • 1 Ovo (grande)
Em uma vasilha (razoavelmente grande) coloque os ingredientes secos e misture. Junte os cubos de manteiga e, com a ponta dos dedos, esfarele a farinha com a manteiga até virar uma farofinha (não tem problema se ficar com pedaços irregulares de manteiga). Junte o ovo e misture bem.(DICA da Dani: Nesse momento não mexa demais para não desenvolver o glúten e não deixar a massa elástica).Na mesa, abra duas folhas de Papel Manteiga e coloque a massa no meio, faça um “sanduíche” e abra a massa com a ajuda de um rolo. Deixe a massa bem fininha (aproximadamente 8mm).
Leve para a geladeira por pelo menos duas horas (coloque em uma assadeira para facilitar).

(2 horas depois…)

Corte a massa no tamanho da forma que for usar (nós usamos umas bem mini que a Dani trouxe, mas você pode fazer um “tortão” também com essa quantidade de massa!). Ajeite a massa nas forminhas e com um garfo faça vários furinhos (pra massa não “inflar” na hora de ir pro forno). Leve para o congelador por uns 15 minutinhos (enquanto isso já pré-aquece seu forno, não pode esquecer!).

Tirou do congelador? Agora cubra a massa com papel manteiga e preencha de bolinhas de cerâminca (ou feijão mesmo!). – Pra que isso? Pra fazer peso e a massa não crescer pra cima e toda errada, pode confiar na Dani…sua torta vai ficar impecável).

Leve para assar a 220oC por uns 20 ou 25 minutos, até a borda ficar levemente douradinha. Tire do forno e, com cuidado, retire os feijões e o papel manteiga. Hora de assar a massa por inteiro: mais uma vez pro forno! Só por uns 15 minutos, até a base ficar douradinha e firme. Pronto. Agora tem que esperar esfriar.

Bora fazer o creme?

select_aberto 01074300

CREME DE BAUNILHA 

  • 1/2 litro de Leite
  • 1/2 litro de Creme de Leite Fresco (aquele da garrafinha, que fica refrigerado…cuidado pra não confundir hein).
  • 1 lata de Leite Condensado
  • 50 g de Maisena
  • 3 Gemas
  • 1 Fava de Baunilha (ou 1 colh. chá de essência de Baunilha)
  • Morangos para decorar (já disse lá em cima, pode substituir por Bananas, Manga, Uvas, Kiwi….)

Em uma panela, junte tudo: gemas, leite, creme de leite (fresco!), leite condensado, maisena e a baunilha.  Usamos a fava de baunilha, que dá muito mais sabor do que a essência e ainda ficam aqueles pontinhos pretos lindinhos! Corte a fava ao meio, de comprido e com o lado sem serra da faca, raspe bem para tirar todas as sementes.

DICA: guarde o que “sobrou” da fava em um pote de açúcar para ter Açúcar Baunilhado, delícia para o café.

Misture tudo com um fouet e leve para o fogo baixo (sem parar de mexer), até o creme criar corpo e ficar bem firme. Tire do fogo, coloque em um recipiente e feche bem (melhor usar plástico filme), leve pra geladeira por pelo menos uma hora (melhor deixar mais).

Tire da geladeira e mexa bem com o fouet novamente, para ele ficar com a textura perfeita.

Agora é só rechear e decorar a sua tortinha <3

select_fechado 01165604

Nós usamos o saco de confeitar pra ficar mais bonitinho, se não tiver, uma colher pequena resolve o problema.

Gostaram? Façam em casa e mandem as fotos pelo Instagram usando as hashtags #TorradaTorrada e #ICKFD

Vamos aguardar ansiosas ;)

select_aberto 01090610

Parece complicado e muito demorado, mas não é tanto assim. São várias etapas e pausas, então é só ir revezando a massa com o creme que fica tudo em ordem.

Ah! Não esquece de dar like no vídeo e compartilhar para toda a turma!

E pode dar uma espiada no site da Dani (I Could Kill For Dessert), pra ver as belezinhas que ela prepara <3

 

 

 

 

 

26 comentários em “TORTINHA de MORANGO #ICKFD (Dani Noce) | Receita

  1. Oque pode ser o substituto do creme de leite fresco ? Na minha cidade não acho desse :(((((((( Obrigada <3

    • Oi Thaynar,

      O papel manteiga é mesmo a única opção. Você pode apenas fazer os furinhos na massa e assar sem fazer o peso, ela vai levantar um pouco e talvez não fique tão retinha. Mas vai continuar deliciosa :)

      O creme de leite fresco pode ser substituido por nata!

      beijos

  2. Oii!

    to me programando para fazer essa tortinha nos proximos dias e queria saber se essa quantidade de creme de baunilha acaba sobrando? pois eu fiquei com essa sensação, não sei, achei muito sabe? xD

    beijos!

  3. Eu fiz e ficou uma delicia! Adicionei raspas de 1/2 limão na massa, e ao invés de morangos, usei blueberries. Esse creme de baunilha é um arraso. Estou comendo de colher o que sobrou…

  4. Oi amei a receita :)
    só gostaria de saber se o açúcar de confeiteiro pode ser trocado pelo cristal e qual a quantidade?

    Obrigada ;*

  5. É tudo muito fofo, mas manusear massa (e qqr coisa na cozinha) com esmalte na mão é nojento.. sem contar que pode lascar e ficar pedaço de esmalte no meio da comida. Não, por favor!
    Bjinhos.

  6. Pingback: Eu Que Fiz #TorradaTorrada – Novembro | Torrada Torrada

  7. ao invés de passar a receita com a quantidade em gramas, poderia informar a quantidade de xícaras, colher, pq fica mais facil pra quem nao tem balança em casa. vou fazer a receita daqui a pouco! obrigado :))

  8. Fiz e ficou maravilhoso, tds amaram e já fiz pro um aniversário de uma amiga, uma arraso

  9. Pingback: Eu Que Fiz #TorradaTorrada – Outubro 2015 | Torrada Torrada

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: