Torrada Torrada apresenta: Tortinha de Morango #ICKFD
O vídeo dessa semana é PROFISSA. afinal quem me ajudou (e me ensinou) foi a confeiteira mais fofa do Brasil: a Dani Noce, do I Could Kill For Dessert.
A Dani estudou confeitaria em Paris e tem o site (e o canal) do ICKFD já faz um tempinho, os vídeos dela são lindos e as receitas de deixar todo mundo de queixo caído.
Pra provar que até nós meros mortais (que torramos a torrada e tal) também conseguimos fazer essas delícias impecáveis de vitrine de doceria ela gravou um vídeo comigo ensinando a fazer uma Tortinha de Morango!
Vou contar uma coisa: YES WE CAN!
Essa tortinha é o básico do básico no quesito “TORTA”: massa básica e creminho de baunilha coringa. Você pode trocar os morangos por banana, manga, várias frutas!
Gostaram? Façam em casa e mandem as fotos pelo Instagram usando as hashtags #TorradaTorrada e #ICKFD Vamos aguardar ansiosas ;)
Parece complicado e muito demorado, mas não é tanto assim. São várias etapas e pausas, então é só ir revezando a massa com o creme que fica tudo em ordem.
Em uma vasilha (razoavelmente grande) coloque os ingredientes secos e misture. Junte os cubos de manteiga e, com a ponta dos dedos, esfarele a farinha com a manteiga até virar uma farofinha (não tem problema se ficar com pedaços irregulares de manteiga). Junte o ovo e misture bem.(DICA da Dani: Nesse momento não mexa demais para não desenvolver o glúten e não deixar a massa elástica).Na mesa, abra duas folhas de Papel Manteiga e coloque a massa no meio, faça um “sanduíche” e abra a massa com a ajuda de um rolo. Deixe a massa bem fininha (aproximadamente 8mm).
Leve para a geladeira por pelo menos duas horas (coloque em uma assadeira para facilitar).
(2 horas depois…)
Corte a massa no tamanho da forma que for usar (nós usamos umas bem mini que a Dani trouxe, mas você pode fazer um “tortão” também com essa quantidade de massa!). Ajeite a massa nas forminhas e com um garfo faça vários furinhos (pra massa não “inflar” na hora de ir pro forno). Leve para o congelador por uns 15 minutinhos (enquanto isso já pré-aquece seu forno, não pode esquecer!).
Tirou do congelador? Agora cubra a massa com papel manteiga e preencha de bolinhas de cerâminca (ou feijão mesmo!). – Pra que isso? Pra fazer peso e a massa não crescer pra cima e toda errada, pode confiar na Dani…sua torta vai ficar impecável).
Leve para assar a 220oC por uns 20 ou 25 minutos, até a borda ficar levemente douradinha. Tire do forno e, com cuidado, retire os feijões e o papel manteiga. Hora de assar a massa por inteiro: mais uma vez pro forno! Só por uns 15 minutos, até a base ficar douradinha e firme. Pronto. Agora tem que esperar esfriar.
Bora fazer o creme?
Em uma panela, junte tudo: gemas, leite, creme de leite (fresco!), leite condensado, maisena e a baunilha. Usamos a fava de baunilha, que dá muito mais sabor do que a essência e ainda ficam aqueles pontinhos pretos lindinhos! Corte a fava ao meio, de comprido e com o lado sem serra da faca, raspe bem para tirar todas as sementes.
DICA: guarde o que “sobrou” da fava em um pote de açúcar para ter Açúcar Baunilhado, delícia para o café.
Misture tudo com um fouet e leve para o fogo baixo (sem parar de mexer), até o creme criar corpo e ficar bem firme. Tire do fogo, coloque em um recipiente e feche bem (melhor usar plástico filme), leve pra geladeira por pelo menos uma hora (melhor deixar mais).
Tire da geladeira e mexa bem com o fouet novamente, para ele ficar com a textura perfeita.