Nosso blog está em manutenção...

Estamos preparando algumas novidades para vocês. Obrigado pela paciência :)

close ic

QUICHE LORRAINE | Receita

Bonjour!

O vídeo de hoje do Torrada Torrada é para todos aqueles que sempre acharam que fazer Quiche em casa era impossível: vocês estão MUITO enganados!

É super tranquilo de fazer e você nunca mais vai querer sair pra comer.

A Quiche Lorraine é uma receita típica francesa. Dessas que você encontra em qualquer bistrô, café ou esquina de Paris.

Por aqui também é super popular e com certeza você já viu em vários menus por aí.
Eu sou apaixonada por Quiches e essa receita é daquelas que não tem erro! Essa é uma receita bem básica de Quiche, tanto a massa quanto o recheio podem ser usados para outras “invenções”, sem ser a “Lorraine” – ao invés do Bacon, você pode colacar cogumelos, brócolis, cebola, tomatinhos, outros tipos de queijos.
Use a imaginação e você vai ter todos os sabores de quiche do mundo :)

MODO DE PREPARO

Em um tigela grande, junte a farinha e o açúcar. Acrescente a manteiga cortada em cubinhos e esfarele com a ponta dos dedos até virar uma farofinha (se tiver processador, manda bala!). Reserve.
Em um potinho menor coloque a colher de água, sal, creme de leite e a gema, misture bem (usando um garfo). Junte na tigela com a “farofinha” e mão na massa mais uma vez – até ficar bem consistente, tudo bem se ficar pedacinhos de manteiga.
Faça uma bola (grande), enrole em papel filme (ou em um pote com tampa) e leve pra geladeira para gelar – o tempo de geladeira vai depender do clima, a massa tem que ficar bem geladinha para não “derreter” – aproximadamente uns 15 minutos.
Gelou? Então hora de abrir a massa – entre duas folhas de papel manteiga. Use um rolo e abra delicadamente. Passe a massa para uma assadeira com fundo removível (fundo falso) de maios ou menos 25 cm de diâmetro. Ajeite bem a massa nas laterais, com um garfo faça furinhos (para não “inflar” na hora de assar).
Coloque um papel manteiga por cima, cortado no diâmetro da forma e preencha com feijões (isso, feijões!) e leve para o forno (pré-aquecido em temperatura média) por mais ou menos 15 minutos. Tire do forno e retire o papel manteiga e os feijões. Leve mais uma vez ao forno, até dourar a base da massa (uns 10 min.)
obs: os feijões servem para fazer peso e a massa cozinhar sem “estufar”. Você pode pular essa etapa se isso não te incomodar, mas assim fica bem melhor ;)

Frite o bacon em uma assadeira quente, não precisa colocar óleo – a própria gordura do bacon já é suficiente ;) Reserve em papel folha (para ficar mais sequinho).

Em uma tigela grande misture o leite,  creme de leite, sal, noz-moscada, os ovos e a pimenta do reino. Mistura tudo, com ajuda de um fouet.
Com a massa já assada, espalhe o bacon e o queijo na base e jogue a mistura do recheio por cima (até quase a borda, cuidado para não transbordar). Leve ao forno por mais ou menos 40 min., até começar a ficar bem dourado e quase gratinado por cima.
Voilá, prontinho :)

FICHA TÉCNICA

PREPARO: 90 minutos

INGREDIENTES

MASSA
2 xíc. de Farinha de Trigo
1/2 colh. (sopa) de Açúcar
1/2 colh. (sopa) de Sal
150g de Manteiga (sem Sal)
1/2 colh. (sopa) de Água (GELADA)
1 Gema
1 colh. (sopa) de Creme de Leite Fresco
RECHEIO
1 xíc. de Creme de Leite Fresco
1 xíc. de Leite
3 ovos (inteiros)
1 pitada de Sal
1 pitada de Pimenta-do-Reino (de preferência moída na hora)
1 pitada de Noz-Moscada
2 xíc. de Queijo Gruyere (ralado na hora)
140g de Bacon (em pedacinhos)

CONVERSÃO DE MEDIDAS

mobile-logo

Escolha as unidades