Nosso blog está em manutenção...

Estamos preparando algumas novidades para vocês. Obrigado pela paciência :)

close ic

Trupe Torrada: Apelido de Comer ou Algumas Expressões

10242084_7399499_lz

A comida está em tudo e é mais presente na nossa língua do que podemos imaginar. Já parou pra pensar na maneira que nos expressamos fazendo associações com a comida? São inúmeras expressões e suas aplicações variam um pouco de acordo com as regiões do nosso país. Veja como utilizamos algumas expressões em Pernambuco e me conta algumas que você utiliza por aí ou conhece.

Filé = elogio e apelido de muita gente por aí.  É alguém bonito! Dependendo da intensidade que é dito, a pessoa é muito bonita.

Manteiga Derretida = Quando alguém é chamado de manteiga derretida, significa que ela é “mole”, sensível, chora com facilidade.

Pepino =  O maravilhoso pepino que dizer é que você está com um problema, em uma situação difícil, uma enrascada, a coisa tá feia pro seu lado, meu amigo.

(dando) Sopa = Você tá facinho, dando bandeira, deixando claro e explícito que quer o seu próximo. Pode significar também que você deixou algo ao acaso, está descuidado em relação a algo.

Doce = O queridinho de todos nós é comumente utilizado quando nos referimos a alguma pessoa meiga, fofa, simpática e afetuosa. Se dor Docinho de Coco então? Aguenta coração!

Não podemos esquecer do Café com Leite, Pastelaria, Mamão com Açúcar e mais toda essa comilança de duplo sentido!

Se você se interessar pela origem e a razão de termos essas expressões ligados à alimentação na ponta da língua, fazendo da nossa boca quase um forno, dá uma olhada nesse vídeo muito legal aqui:

Por

Amanda Deodato

#TrupeTorrada 

(ilustração Mirawek Wolff)