BOLO de CHOCOLATE (VEGANO)

E ai pessoal, tudo bem?

Quando eu digo às pessoas que sou vegetariano, muitas vezes, elas pensam que eu vivo a base de salada de alface e tomate. Mas não é bem assim, veganismo -ou vegetarianismo- não significa abrir mão de todas os pratos que te dão prazer, mas, sim, retirar de suas receitas os ingredientes de origem animais por questões éticas.

E para mostrar que eu não como só verduras, vou ensiná-los hoje minha receita de bolo de chocolate de ”vó”. Por que de vó? Bom, porque é um bolo simples, bem macio e chocolatudo, com uma cobertura bem docinha.

image

Estudos dizem que se você não ficou com vontade de comer um bolo de chocolate, a chance de estar mentindo é de 90% ;)

INGREDIENTES

PARA A MASSA

SECOS:

  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo (210g)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/4 de xícara de cacau em pó (puro, sem nada de açúcar!!!)
  • 3/4 de xícara de açúcar mascavo (150g)

LÍQUIDOS:

  • 1 xícara de água ou qualquer leite vegano
  • 1/3 de xícara de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de chá de vinagre (explico a importância do vinagre nas “NOTAS”)

 

image

 

PARA A GANACHE

  • 170g de chocolate sem leite ou derivados (usei o meio amargo da marca Munik)
  • 1/4 de xícara de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de agave, xarope de bordo ou xarope de milho

 

image

 

MODO DE PREPARO

PARA MASSA

Preaqueça o forno a 180ºC.  Unte e passe cacau em uma assadeira de 20cmx20cm, você pode usar uma menor, mas eu gosto do bolo com a espessura de dois dedos mais ou menos.

Em uma tigela grande, misture bem os ingredientes secos -caso o cacau ou a farinha estejam empelotados será preciso peneirá-los- e adicione todos os líquidos de uma vez. Mexa só até a massa ficar homogênea, misturar demais pode desativar a ação do bicarbonato ou desenvolver o glúten na massa, e coloque a na assadeira.

 

image

Asse por 30 minutos ou até o bolo passar no teste do palito (por volta dos 30 minutos de forno espete um palito madeira ou um garfo no centro do bolo, se estiver limpo significa que está pronto \o/)

Deixe esfriar por completo antes de tirar da forma e colocar a cobertura.

 

PARA A GANACHE

Junte todos os ingredientes e coloque-os no micro-ondas com intervalos de 15 segundos mexendo entre cada um, isto é, 15 segundos, mexe, 15 segundos, mexe, 15 segundos, mexe até a ganache ficar assim ∨∨∨∨

image

Agora é só colocar a ganache por cima do bolo, espalhar alguns confeitos pra decorar, cortar e ser feliz com seu bolo vegano.

 

NOTAS:

A adição do vinagre na receita é essencial porque ele reage com o bicarbonato ajudando o bolo crescer e ficar com sua textura fofinha. É quase um trabalho de laboratório, confeitaria é uma ciência!

Sempre leia o rótulo do chocolate para verificar se é vegano ou não, nem sempre os chocolates meio amargos são livres de ingredientes de origem animal

 

image

 

Espero que tenham gostado e até a próxima

postado por LEO

Meu Blog: leokazuya.com

No Instagram: leokazuya

39 comentários em “BOLO de CHOCOLATE (VEGANO)

  1. oi!! Uma dúvida… gostaria de fazer esse bolo, porem a minha sogra não está podendo consumir nada com farinha de trigo branca.. daria para substituir por outro tipo de farinha, sem interferir muito no sabor e consistência?

    Curtir

    • Oi Natália, então, infelizmente, eu nunca tentei fazê-la sem glúten porque essa receita é nova, não tive tempo de testar substituições ainda!
      Posso fazer os testes nos próximos dias e tentar te responder o mais rápido o possível, tudo bem?

      Curtir

      • Por favor, eu ficaria muito agradecida! Com restrição também a farinha de trigo bca acaba sendo dificil o que posso oferecer a ela.. pensei em substituir pela farinha de arroz, mas me falaram que ela deixa as receitas quebradiças…

        Curtir

  2. Pingback: Bolo de chocolate vegano – ou quase | Cozinha Roman

  3. Que receitinha linda! Será que dá pra substituir o açúcar mascavo para as crianças? Por açúcar demerara?
    O açúcar mascavo é algum dos agentes principais na receita ou só ajuda na cremosidade e textura do bolo mesmo?

    Curtir

    • Olá Leticia! É possível substituir por açúcar demerara sim, vai ocorrer uma alteração na massa, mas acredito que não vai prejudicar o bolo no final. Eu só indicaria que você misturasse o demerara com os ingredientes líquidos em uma tigela separada pra dissolver um pouco os cristais grossos e depois adicionar os secos. Qualquer dúvida pode perguntar!!

      Curtir

  4. Moço.. q receita maravilhosa! Dá certo sempre! Ninguém acreditou que era vegan! Obrigada!

    Curtir

  5. Leo, tudo joia?
    Além de ser vegana, procuro ter uma alimentação mais saudável possível.
    Me tira uma dúvida, se eu usa a farinha de trigo integral tu achas que faz diferença?

    Descobri suas receitas agora e estou amando! <3

    Beijo!

    Curtir

  6. Leo, tudo joia?
    Além de ser vegana, procuro ter uma alimentação mais saudável possível.
    Me tira uma dúvida, se eu usa a farinha de trigo integral tu achas que faz diferença?

    Descobri suas receitas agora e estou amando! <3

    Beijo!

    Curtir

    • Tudo sim, e com você?!
      Eu também gosto de me alimentar de maneira saudável, as vezes acabo comendo besteiras haha.
      Vai fazer um pouco de diferença sim, a textura do seu bolo vai ficar mais grosseira e um pouco menos macia, caso não esteja acostumada com farinha integral eu indicaria começar com um mix de 50% de cada, mas se você já usa a integral normalmente o resultado não seria “estranho”.

      Beijos

      Curtir

  7. Leo, tudo joia?
    Além de ser vegana, procuro ter uma alimentação o mais saudável possível.
    Me tira uma dúvida, se eu usar a farinha de trigo integral tu achas que faz diferença?

    Descobri suas receitas agora e estou amando! <3

    Beijo!

    Curtir

  8. Leozinho, e quantidade de fermento? Tô com tudo na tigela, já… vou arriscar uma colher de chá… :(

    Curtir

  9. Olá! Segui o passo a passo corretamente mas, infelizmente meu bolo ficou salgado, e não consegui consertar com a cobertura….acredito deva haver variações de bicarbonatos (marcas). :(

    Curtir

    • Puxa, que penaaa, eu tenho algumas teorias, quem sabe posso ajudar!!
      Pode ser que você tenha errado nas medidas, ou do açúcar ou do sal. O mascavo é mais chatinho de medir com xícaras medidoras, você tem que pressionar o açúcar na xícara um pouco pra conseguir a quantidade certa, e sempre nivele o ingrediente na colher de chá/ sopa (o sal e o bicarbonato, no caso).
      Uma coisa que pode ajudar é comprar uma balança culinária, tem umas que saem bem baratas, duram bem e quebram um galho na confeitaria.

      Espero que dê tudo certo se fizer a receita de novo!

      Curtir

  10. Maravilhoso! Foi meu primeiro bolo de chocolate vegano que deu tudo 100/% certo. O bolo ficou fofinho e não fica doce demais. Amei! Grata por essa receita divina.

    Curtir

  11. OI….
    meu bolo saiu maravilhosamente bem, usei farinha integral 60% e o restante normal, fiquei muito feliz com o resultado e os meus filhos adoraram.
    Obrigada pele partilha

    Bem haja

    Curtir

  12. acabei de fazer o seu bolo de choco, pois minha filhota é alérgica a ovo e lactose. há dias ele vem pedindo bolo de chocolate pois me viu fazendo um para uma amiga e já tinha feita outras receitas mas não ficavam nada saborosas.
    Menina mas o seu me surpreendeu, estou sem palavras pois é mega saboroso, hiper fofo e bonito e muito melhor que muito bolo com ovo e leite que já comi na vida; e olha que sou fã de bolo e já comi muitosss!!!
    super parabéns e que vc possa postar muitas receitas dignas de premiação!!
    você merece ser premiada por este manjar dos deuses!!
    Adriana e a pequena Olivia

    Curtir

  13. Gostei muito da receita, fiz com água e apenas troquei o bicarbonato por fermento químico pois não tinha em casa.
    Ficou ótimo, doce na medida certa, sem ser enjoativo.
    Apenas não fiz o ganache, mas espero experimentar em breve.
    Abraços

    Curtir

    • Pode!! Eu tentaria 105g de farinha de arroz integral + 70g de farinha de painço + 35 gramas de fécula de mandioca + 1 colher de chá de goma xantana.

      Espero ter ajudado

      Curtir

  14. meu bolo também ficou ruim e salgado. Melhor trocar essa meia colher de chá de sal por uma pitadinha de sal. Gastei ingredientes a toa, tive que fazer uma calma pra ficar “comível” argh

    Curtir

    • Olá Julianne, peço desculpas pelo desperdício de ingredientes

      Você se certificou que as quantidades de açúcar e sal foram medidas com balança ou medidores oficiais e usadas exatamente como indicadas na receita? Essa receita é minha go-to para qualquer preparação e sempre fica perfeita!

      Espero ter ajudado, Leo

      Curtir

  15. Oi! O meu bolo ficou ótimo, super macio, mas um pouco salgado também. E olha que coloquei só duas pitadinhas de sal. Talvez tenha sido culpa do bicarbonato… coloquei uma colher de chá meio cheia. Da próxima vez vou tentar com menos bicarbonato. Enfim, valeu! Não imaginava que dava pra fazer um bolo tão macio sem ovo.
    Abs!

    Curtir

  16. Seu bolo e simplesmente maravilhoso!!!! Quero agradecer de coração. Tenho duas filhas vegans de 14 e 16 e sempre fiz bolo de chocolate para elas. Mas depois do advento “vegan” não achava nada que me agradace. Fiz suanreceita agora cedo e divino !!! Fiz umas alterações Pq não tinha os ingredientes. Substitui o bicarbonato por fermento em po, acucar mascavo por acucar de coco, usei o vinagre tinto e leite de coco diluído em um pouco de água. A textura é leve e macio. Amei!!!! Obs . Elas ainda não provaram mas com certeza também amarão

    Curtir

  17. Oi!!! Esse negócio do bolo ficar salgado depende muito do gosto de cada um… eu gosto de bolo bem doce, então não coloco sal (da primeira vez que fiz achei salgado mesmo) e meço bem o açúcar. Outra coisa, ter medidores oficiais é importantíssimo, tem alguns bem baratos em lojas de 1,99. Adoro as receitas do Leo, inclusive, faço os bolos e os cookies para vender. Leo, muito obrigada por compartilhar conosco seu trabalho tão maravilhoso.

    Curtir

  18. Olá, fiquei louca pela receita, mas na minha cidade esse xarope de bordo é meio complicado de encontrar, eu poderia substituir por melaço?
    Desde já, obrigada!

    Curtir

    • Poderia sim Elanna! A única ressalva é que o melaço tem o sabor mais forte, mas ficaria bom do mesmo jeito

      Eu que agradeço, até mais

      Curtir

  19. Leo, eu já fiz essa receita 3 vezes, e estou encantada.
    Santo google que me mandou nesse blog, e santa manteiga que tinha acabado pra eu procurar uma receita vegana… Fantástica, sério!! Muito obrigada por compartilhar!!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: