Oba!! Céu azul, cores vibrantes e amor, muito amor pelo James Turrell!

Temporada nova no Torrada Torrada e eu não podia ficar de fora! Além de comidinhas deliciosas e perfeitas para o verão, o que é FRESH pra vocês? Com esse calorzinho chegando, nada melhor do que curtir com os amigos ao ar livre, usar e abusar de cores mais vibrantes no dia-a-dia e perder (ou ganhar) horas e horas olhando aquele céu azul lindo que passa a demorar mais para ir embora…

Quando penso em tudo isso, não posso deixar de lembrar dos trabalhos mais do que incríveis do artista norte-americano James Turrell! Esse senhor com carinha de papai noel moderno é piloto e tem uma lista quilométrica de diplomas, prêmios e exposições dignas de deixar qualquer um de queixo caído. Suas instalações tem como objetivo criar uma ponte entre o homem e o espaço, re-significando a natureza e assim o mundo que nos cerca. Tive a oportunidade de estudar um pouco mais sobre ele durante a faculdade e lembro de ficar maravilhada com a complexidade de suas idéias em contra-partida à simplicidade com que ele materializa seus projetos. Ele cria estruturas enormes, nos mais variados formatos, aonde o público entra e tem a oportunidade ver o céu de uma forma totalmente nova. Fica difícil de acreditar que não estamos vendo uma pintura ou até de se perguntar “como não reparei nisso antes?”

Turrell_p212_comp  blue_planet_sky_2004_1-810x1024 blue_planet_sky_2004_7-810x1024

Tive a oportunidade de conhecer alguns de seus trabalhos ao vivo durante o tempo em que morei em Los Angeles e posso dizer que foi uma daquelas experiências capazes de te fazer ver a vida de uma outra forma. Em reconhecimento ao seus muitos anos de trabalho, Turrell ganhou uma retrospectiva que aconteceu paralelamente em alguns dos maiores museus dos EUA. Pude conferir a que rolou no LACMA, aonde dei de cara com o meu trabalho preferido dele e quase morri do coração, o “Breathing Ligth” (2013):

Breathing-Light      Breathing-Light-2013-Florian-LACMAc-1024x672

Você sobe as escadas e entra em um espaço que parece ser infinito.Não existe a sensação de chão, paredes, teto…é engraçado, todo mundo acaba andando que nem astronauta dentro da sala, tateando pra onde está indo e bem devagar! As cores também mudam, de rosa para azul, azul para azul mais claro, roxo, vermelho e por aí vai, a cara do verão..você tem vontade de ficar lá pra sempre pra tentar entender o que tá acontecendo ou até, se perder mais um pouquinho.

..Ah, e quando eu chamei ele de papai noel moderno, eu não estava brincando..Bem que ele podia me trazer uma instalação maluca dessas de presente!  :)

2_holzherr-745x745

Gostou? Dá um like da página dele do Facebook pra ficar por dentro das novidades!

postado por RENATA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: