Eu ainda não consigo acreditar que já estamos quase no Natal #chocada.
Acho que a parte mais gostosa do Natal é poder juntar quem a gente gosta, dar um presente ou preparar um prato bem delícia. Essa é a tal mágica, não é mesmo?
Para esse vídeo, chamei minha amiga linda e mega talentosa Sabrina Eras – (já falei do trabalho dela aqui), passamos uma tarde bem gostosa colocando o papo em dia – enquanto eu preparava os quitutes, ela foi ilustrando tudo em aquarela, coisa mais linda!
Essa foi minha tentativa de Red Velvet, que é um bolo americano bem clássico (e surgiu para vender corante, pois é!) Fiz uma versão usando corante natural com Beterraba, pois minha mãe sempre fazia para colocar colorir sucos e biscoitinhos. Não fica gosto nenhum de beterraba, o limão neutraliza e sobra só a cor vermelha, bem bonitona!
Então vamos correr pra preparar uma receita bem delícia? Vamos sim! (Já para aprender a desenhar como a Sabrina, vai ser um pouco mais difícil eu ensinar vocês! rsrs).
Antes de tudo vamos separar todos os ingredientes e pré-aquecer o forno em temperatura média.
Vamos começar pelo Xarope de Beterraba – descascar e cortar as beterrabas, colocar no liquidificar com bastante água – bater até ficar um suco. Coar em uma panelinha e levar ao fogo baixo até reduzir pela metade (aproximadamente 20 minutos). Passar para uma jarra, deixar esfriar naturalmente e acrescentar o suco de limão. Reserve.
Em um potinho, misture o leite integral com o vinagre, deixe descansar por 15 minutos para talhar (para ficar levemente semelhante ao buttermilk, usando nas receitas americanas). Em um bowl, misture a Farinha de Trigo, Cacau em Pó, Fermento e uma pitada de Sal. Reserve.
Na vasilha da batedeira, junte a manteiga e o açúcar – bata bem até ficar um creme branquinho. Junte os ovos e o leite talhado, bata só para misturar e adicione a essência de baunilha. Quando estiver bem homogêneo, desligue a batedeira.
Junte os ingredientes secos e o extrato de beterraba, sempre mexendo e revezando – até incorporar. Passe a massa para uma assadeira untada e leve ao forno (que já está pré-aquecido) por aproximadamente 35 minutos (é sempre bom fazer o teste do palito para ver se está no ponto certo).
Espere esfriar para desenformar.
Vamos para o recheio! No bowl da batedeira, junte o cream cheese, a manteiga, o açúcar de confeiteiro e essência de baunilha – bata em velocidade alta por 15 minutos, até ficar um creminho bem fofo e branquinho. Forre com plástico filme e leve a geladeira por pelo menos 20 minutos, para ficar mais firme. Prontinho!
Agora vamos montar esse Naked Cake? Vamos! Com um cortador (ou uma faca) corte o bolo em dois pequenos círculos. Preste atenção se o seu bolo ficou anivelado, senão, corte a tampinha para ele ficar bem retinho.
Passe a cobertura sobre a primeira camada, coloque as frutas vermelhas e repita tudo: mais uma camada de bolo, uma de cobertura e as frutas! Peneire um pouco de açúcar de confeiteiro por cima, para ficar bem lindinho <3