Nosso blog está em manutenção...

Estamos preparando algumas novidades para vocês. Obrigado pela paciência :)

close ic

PÃO DOCE super FÁCIL | Receita

Oba, oba! vídeo novo na área! Dessa vez, quase um desafio: fazer pão caseiro!

Quem me acompanhou nessa empreitada foi a fofíssima Bruna Vieira, do blog Depois dos Quinze e ficamos muuuito orgulhosas com o resultado dos nossos pãezinhos!

Olha só a nossa cara de ORGULHO (risos):

IMG_2864

(PS: quem não conhece o blog da Bruna, entra agora que eu tenho certeza que vocês vão amar! só posts e dicas fofas e bacanas).

Pesquisei e testei milhares de receitas até chegar nessa, que é simples, não precisa esperar muito tempo entre uma etapa e outra e dificilmente vai dar errado.

Fazer pão é uma arte, existem mil técnicas e mandamentos da fermentação que eu ainda não aprendi (mas espero MUITO um dia poder estudar e conhecer mais sobre o assunto!). Para começar, essa receita tá boa, fácil e indolor!

E vou contar que o cheirinho de pão caseiro que fica na casa é de enlouquecer qualquer um…

Vamos fazer em casa? Simmm!

Não esquece de depois postar a foto usando a hashtag #TorradaTorrada, quero ver quem fez :)

MODO DE PREPARO

Em uma tigela: junte a colher de açúcar com o fermento e a água morna, dissolva tudo. Junte 01 xícara de farinha, misture bem, cubra com um pano e reserve por 10 minutos – o fermento vai agir e crescer, formando a chamada “esponjinha”.

Em outro bowl, coloque a manteiga, ovos, sal, leite condensado e as 500 gramas de farinha de trigo. Misture bem até ficar homogêneo. Junte a ~esponjinha~ e misture. Vá acrescentando a farinha aos poucos, até começar a dar liga e desgrudar do bowl – esse é o ponto da massa. Sove por alguns minutos em uma mesa enfarinhada, até ficar bem lisinha e aveludada.

Divida a massa em 4 e faça tirinhas, corte os pães em formatos regulares – assim todos irão crescer juntos, sem queimar. Posicione os pães na forma untada e deixe descansar por 30 minutos. Leve o pão para assar em forno quente (200 graus) previamente aquecido, por meia hora.

Quando tirar os pães do forno, jogue a calda por cima. Prontinho :)

Dica: para saber quando o pão está pronto para ser assado, faça o seguinte: separe uma bolinha de massa na hora de colocá-la para descansar. Mergulhe essa bolinha em um copo com água e deixe. Quando a bolinha flutuar,  a massa estará pronta para assar.

Antes de me despedir, só mais uma dica: façam em casa! he he

FICHA TÉCNICA

RENDE: 15

INGREDIENTES

Para a esponjinha: 

50 gr. de Fermento BIOLÓGICO seco (cuidado para não confundir!)

1 colh. (sopa) de Açúcar.

125 ml de Água Morna.

1 xíc. de Farinha de Trigo

Para a massa:

500 gr, de Farinha de Trigo

3 ovos

100 gr, de Manteiga (derretida e morna)

½ lata de Leite Condensado

1 colh.(chá) de Sal
Para Cobertura:

½ xíc. de Água

1 xíc. de Açúcar

Coco Ralado (opcional)

CONVERSÃO DE MEDIDAS

mobile-logo

Escolha as unidades