Oba, oba! vídeo novo na área! Dessa vez, quase um desafio: fazer pão caseiro!
Quem me acompanhou nessa empreitada foi a fofíssima Bruna Vieira, do blog Depois dos Quinze e ficamos muuuito orgulhosas com o resultado dos nossos pãezinhos!
Olha só a nossa cara de ORGULHO (risos):
(PS: quem não conhece o blog da Bruna, entra agora que eu tenho certeza que vocês vão amar! só posts e dicas fofas e bacanas).
Pesquisei e testei milhares de receitas até chegar nessa, que é simples, não precisa esperar muito tempo entre uma etapa e outra e dificilmente vai dar errado.
Fazer pão é uma arte, existem mil técnicas e mandamentos da fermentação que eu ainda não aprendi (mas espero MUITO um dia poder estudar e conhecer mais sobre o assunto!). Para começar, essa receita tá boa, fácil e indolor!
E vou contar que o cheirinho de pão caseiro que fica na casa é de enlouquecer qualquer um…
Vamos fazer em casa? Simmm!
Não esquece de depois postar a foto usando a hashtag #TorradaTorrada, quero ver quem fez :)
Em uma tigela: junte a colher de açúcar com o fermento e a água morna, dissolva tudo. Junte 01 xícara de farinha, misture bem, cubra com um pano e reserve por 10 minutos – o fermento vai agir e crescer, formando a chamada “esponjinha”.
Em outro bowl, coloque a manteiga, ovos, sal, leite condensado e as 500 gramas de farinha de trigo. Misture bem até ficar homogêneo. Junte a ~esponjinha~ e misture. Vá acrescentando a farinha aos poucos, até começar a dar liga e desgrudar do bowl – esse é o ponto da massa. Sove por alguns minutos em uma mesa enfarinhada, até ficar bem lisinha e aveludada.
Divida a massa em 4 e faça tirinhas, corte os pães em formatos regulares – assim todos irão crescer juntos, sem queimar. Posicione os pães na forma untada e deixe descansar por 30 minutos. Leve o pão para assar em forno quente (200 graus) previamente aquecido, por meia hora.
Quando tirar os pães do forno, jogue a calda por cima. Prontinho :)
Dica: para saber quando o pão está pronto para ser assado, faça o seguinte: separe uma bolinha de massa na hora de colocá-la para descansar. Mergulhe essa bolinha em um copo com água e deixe. Quando a bolinha flutuar, a massa estará pronta para assar.
Antes de me despedir, só mais uma dica: façam em casa! he he