10 passeios para fazer em Barcelona

Eu não amava Barcelona, mas tudo mudou.

Já tinha visitado a cidade catalã em 2009, fiz apenas aqueles passeios bem turísticos e com pouco tempo: nada me encantou. Esse ano voltei a Barcelona, dessa vez a trabalho e para ficar 15 dias.

Durante minha estadia, conheci 7 brasileiros que me levaram em seus lugares preferidos e me contaram suas histórias (a mudança, a distância da família, o trabalho e porquê não querem mais sair de Barcelona). Depois disso, o papo foi outro, fiquei totalmente apaixonada por cada cantinho da cidade, a história, as pessoas, a forma como todos são muito bem tratados e respeitados…

Praça Catalunya

Praça Catalunya

Tudo isso foi em Janeiro, em pleno inverno europeu, e o céu de Barcelona continua azul – o azul mais azul que eu já vi. De Barcelona embarquei para mais 12 dias em Amsterdam (que não tem nem um pouco de azul no céu durante o inverno) e voltei ao Brasil em pleno carnaval. A vida estava agitada e outros trabalhos surgiram. Esse mês uma amiga me pediu dicas de Barcelona, comecei a lembrar de todos os lugares incríveis que conheci e resolvi fazer esse post :)

Barcelona é conhecida como um centro de design e arquitetura, a cidade é linda (e limpa), cada bairro tem seu charme e as possibilidades de passeio e turismo são infinitas. Listei 10 dos meus passeios preferidos, mas não se iluda – tem muuuuuita coisa legal que não está nessa lista ;)

Recinte Modernista Sant Pau (Barcelona).

Recinte Modernista Sant Pau (Barcelona).

1 – Recinte Modernista de Sant Pau

Esse foi o lugar que mais me encantou em Barcelona. Ali funcionava um antigo hospital e hoje se tornou um recinto modernista aberto ao público. Quando eu falo “hospital” vocês já devem imaginar um lugar escuro e sombrio, mas é exatamente o contrário: bastante luz, verde e muitas cores. Inclusive, tudo isso fazia parte do tratamento para os pacientes que se internavam ali, a ideia era que um lugar iluminado, colorido, ar livre e plantas medicinais nos jardins fizessem com que os pacientes não se sentissem doentes, e então, se curassem com mais rapidez.

Hoje o Sant Pau é um local para visitar, receber congressos e eventos. Fiquei encantada pelo lugar <3

Mais infos: http://www.santpaubarcelona.org

2 – Rota Rieira Baixa (Bairro El Raval)

El Raval é o bairro mais “confuso” de Barcelona, lá tem um pouco de tudo: imigrantes, lojas descoladas, galerias de arte, vida noturna e o povo moderninho. É conhecido como a parte mais perigosa da cidade, mas na verdade só é tudo mais “zoneado” mesmo – muita gente,  de muitos lugares do mundo, dividindo o mesmo bairro. Mas é lá que você vai encontrar os melhores brechós, achados, lojas de vinil e antiguidades – principalmente na Rota Rieira Baixa, uma lojinha do lado da outra. Vá antes de escurecer, porque tudo fecha cedo (e também fique atento aos trombadinhas!)

Xurros con Chocolata

Xurros con Chocolata

3 – Churros no Bairro Gótico

Depois de passear, fazer compras (uma das ruas mais bacanas é a Calle Petrixtol) e andar bastante pelo bairro mais antigo de Barcelona, uma pausa mais do que merecida: dar aquela passadinha na Granja Dulcinéa e pedir Xurros Con Chocolata – churros bem fininhos e crocantes, que você molha num creme de chocolate quente delicioso. Nham nham!

Outra dica: aos fim-de-semana tem uma feirinha super bacana de produtores locais na Plaza del Pi, lá no meio do Bairro Gótico. Queijos, iogurte, pães, geléias…só coisa boa!

4 – Cafés e Bares no Borne

Mais um bairro delícia para passear e “perder” uma tarde toda: Borne. Bairro antigo com ruas estreitas, cafés charmosos e lojinhas (comprei minha câmera instax lá na Lomography, o gerente é brasileiro e super gente boa, o Phillipe).

De noite, muitos bares e cervejas – super delicinha. Pode ir sem pressa pra voltar :_

5 – Mercat de La Boqueria

Caminhando pelas Ramblas (rua mais turística de Barcelona) não deixe de dar uma paradinha na La Boqueria, o “mercadão” de lá. Frutas, sucos, peixes, frutos do mar e …. JAMÓN. Muito jamón, de todos os tipos e preços. Os atendentes terão prazer em te explicar cada tipo. Não esqueça de levar pra casa ou irá se arrepender.

Mais infos: http://www.boqueria.info

vista do La Caseta

vista do La Caseta

6 – Churrasco no alto do Montjuic

O Montjuïc é uma “montanha”, você chega lá de Funicular (teleférico) ou de ônibus mesmo. É conhecido por ser uma área de lazer, abriga museus, o Castelo de Montjuic e algumas instalações olimpícas.

Se quiser parar para almoçar, uma dica bacana é o La Caseta Bar – não passa de uma cabana, com uma churrasqueira do lado de fora e umas mesinhas no alto, com uma vista incrível. O que você vai comer? Um PF de churrasco, ou seja, um prato já montadinho bem simples e bem delícia.

Quem me levou nesse cantinho mágico foi a Lia Gamble, que tem uma lojinha Virtual de peças vintage super bacana: El Armário de Lia.

Mais infos: http://www.lacaseta.org | www.bcn.cat/castelldemontjuic

7 – Leilão de tapas no El Nacional

Assim que você pisar em Barcelona, vai ver “tapas” por todos os lados. O que são as tapas, afinal? Vou resumir bem: PETISCOS. Entradinhas para comer acompanhada de uma cerveja ou drinks. Normalmente frutos do mar, peixes, patês, croquetes, queijos, azeitonas e tudo o que vai bem com um bom bate papo. Se quer uma experiência mais bacana, aconselho o restaurante El Nacional (fica no bairro chiquérrimo Eixample). O El Nacional é um espaço grande, muito bonito e com várias opções de restaurantes e comidas diferentes. Eu fui no La Taperi e o esquema é muito divertido: os garçons passam anunciando as tapas e você tem que levantar a mão e “leiloar”. No fim das contas, eu saí quase rolando de tantos leilões que ganhei…tudo muito delícia!

Obs: dá uma passadinha no banheiro, a decoração é demais! (juro).

Mais infos: http://www.elnacionalbcn.com

8 – Casa Batló + Casa Milá + loja de design incrível

Gaudí e mai Gaudí, é o que mais vemos pela cidade. Com certeza você vai colocar no seu roteiro para ir visitar La Pedrera (Casa Milá), então fique sabendo que praticamente no mesmo quarteirão tem outra grande obra de Gaudí (e que eu gostei muito mais), a Casa Batló.

Depois de visitar as duas, fica uma dica preciosa: dá um pulo na loja Viçon, é um lugar enorme, lindo e cheio de objetos de design – desde móveis até “tranqueiras” bem maneiras para comprar e dar um upgrade na sua casa aqui no Brasil.

Ah, já que você está no bairro Exaimple, aproveita pra almoçar no El Nacional (dica número 7).

Mais infos: https://www.casabatllo.es | https://www.lapedrera.com/ca/home | http://www.vincon.com

pôr do sol em Port Veil

pôr do sol em Port Veil

9 – Bairro de pescadores, Port Vell e Arroz Negro

Barceloneta é a antiga “vila de pescadores”, ao lado de Port Vell – a região portuária, lá pros lados da praia (é só descer as Ramblas até o final e vc vai cair lá!). Tudo ali é tão fofo que parece de mentira.

Na parte do porto, tem vários restaurantes mas cuidado para não cair nos que são bem pega-turista! Na Marina Port Vell você vai encontrar restaurantes dos bons (e com preços apimentados!).

Um lugar muito bacana que eu fui nessa região é o Can Ramonet, lugar bem antigo, tradicional e um pouco mais afastado da área principal de Barceloneta, porém muito gostoso e super honesto. É uma “roseria”, ou seja, especializado em ARROZ. Eu comi um Arroz Negro delicioso (feito com a tinta da Lula).

Obs: em Port Veil eu vi o pôr-do-sol mais colorido da vida <3

Mais Infos: http://grupramonet.com/canramonet/

10 – Sagrada Família

A famosa igreja que está em reforma desde sempre. Sua obra começou em 1882 (pelo arquiteto Francisco de Paula del Villa), depois de um ano o Gaudí assumiu a bronca, mas faleceu em 1926 deixando a Igreja inacabada…Uma das fachadas ainda está em construção e os boatos dizem que a graça da Sagrada Família é exatamente essa, estar sempre em construção.

Parece um passeio clichê, mas é lindemais. Tem que ir e fazer o turista mesmo: pegar fila, pagar, entrar, fotografar escondido e ir embora mais feliz. Vale a pena :)

Mais infos: http://www.sagradafamilia.org


Assim que chegar em Barcelona, vai se espantar com o idioma falado – o catalão (que para mim parece uma mistura maluca de espanhol, francês, português e…) Mas todos sabem falar espanhol e vão fazer questão de tentar entender o nosso “portanhol”. Fui muito bem recebida e não vejo a hora de voltar a Barcelona :)

Além das minhas dicas, você ainda tem o estádio, Parque Guell, Fundação Joan Miró, Museu do Picasso, Museu Salvador Dalí, Palau de la Música….e assim continua!

barcelonaNessa minha última estádia em Barcelona, conheci uma brasileira divertidíssima e que tem um trabalho muito bacana por lá: a Daniela, ela tem uma agência de turismo VIP chamada Descubra Barcelona! Ou seja, ela vai passar o dia todinho com você e montar um roteiro de acordo com suas preferências, vale muito a pena – principalmente porque a Dani sabe tudo sobre Barcelona e vai te dar praticamente uma aula de história e cultura!

E quem está se perguntando qual trabalho fui fazer: produzir e gravar o episódio de Barcelona do programa O Mundo Segundo os Brasileiros, exibido na Band. Aqui nesse LINK dá pra assistir o programa e ver todos os lugares que fomos!

Espero que tenham gostado e quem estiver planejando uma viagem a Barcelona uma última dica: cuidado para não se apaixonar e não voltar mais! (Se vocês quiserem, posso fazer um post de dicas de outros lugares que já fui: Amsterdam, Paris, NY, Côte D’Azur, Portugal…Comentem aqui e eu faço!).

Beijo, beijo!

postado por LUANDA

5 comentários em “10 passeios para fazer em Barcelona

  1. Muito legal o post :) Estive em Barcelona no ano passado, em setembro, e é uma época incrível! Sol, céu lindo, temperatura super agradável e… horário de verão :D Me apaixonei de cara pela cidade que, de fato, é muito limpa e lindaaa <3 Gostei tanto que esse ano vou de novo \o/ Mas antes vou passar 9 dias em Lisboa e seus arredores. Então o meu pedido é: fale de Portugaaaaal :D Beijos!

    Curtir

  2. Adorei o post, que cidade linda! Gostaria muito de ler sobre os outros lugares em que você esteve! Principalmente Amsterdam, NY, Paris… ah <3

    Curtir

  3. Que pena só encontrar esse post agora, fui pra Barcelona em junho bem na lôca, peguei um free map do mc donalds e saí andando hahaha. Amei suas dicas, fiquei com vontade de voltar, culpa sua haha! Barcelona é a cidade perfeita.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: