Sim, é isso mesmo. A receita da semana é um bolo de cenoura a moda brasileira bem macio, que não “embatuma”, cheio de sabor de cenoura e que não precisa de linhaça ou outras coisas hippies para substituir os ovos #carrot cake dance party.
Comidas como o bolo de cenoura clássico me remetem muitas lembranças de lanches de escola, cafés da manhã em hotéis e cafés da tarde aos sábados e foram exatamente essas receitas as primeiras que comecei a testar/ desenvolver quando me tornei vegano. Nas experimentações da fórmula desse bolo tentei deixá-lo o mais próximo o possível do que eu considerava um bom bolo de cenoura, não tem nada de errado em usar linhaça em receitas (eu uso toda hora), mas para quem acabou de fazer a transição para o veganismo ou aqueles que gostam de se aventurar pela confeitaria sem crueldade, esses ingredientes nem sempre são acessíveis. Long story short: o esperado era uma receita fácil e acredito realmente que os resultados são satisfatórios.
Um comentário breve sobre os ingredientes:
- Para o líquido estará indicado o uso de água, leite vegano ou suco de cenoura, é possível usar qualquer um dos três e o resultado será o mesmo?? Bom, sim e não. Obviamente usando qualquer um dos indicados o bolo dará certo, mas vai haver algumas diferenças: a água seria a escolha neutra da receita, o leite vegano, por conter mais gordura e proteína dependendo do caso, vai fazer um bolo um pouco mais macio e tenro e o suco de cenoura potencializa a cenourabilidade do produto final.
- Determinei a quantidade de cenouras em gramas para, dessa maneira, haver mais precisão e consequentemente mais padrão na hora de fazer a receita, caso não possua uma balança de cozinha, uma aproximação grossseira seria usar 2 cenouras grandes.
- O vinagre é essencial na receita, quando esse ácido entrar em contato com o bicarbonato de sódio vai ocorrer a velha reação ácido-base que é essencial para fazer seu bolo crescer e ficar mais macio.
No Instagram: leokazuya
Meu blog: leokazuya.com