Nosso blog está em manutenção...

Estamos preparando algumas novidades para vocês. Obrigado pela paciência :)

close ic

Os lugares mais legais e dicas de AMSTERDÃ

Amsterdam é uma das cidades mais bonitas que já conheci. Desses lugares que parecem de mentira, de tão bonitinhos.

A arquitetura, os canais, as ruas, os cafés, as tulipas…encantador! Eu fui no inverno e mesmo com o céu totalmente CINZA, me encantei. (Pode ser porque, secretamente, eu adoro um dia nublado).

É um daqueles destinos que você precisa reservar alguns bons dias para conhecer tudo. Amsterdam é pequena, dá pra ir pra qualquer lugar de transporte público e ainda dar umas boas pedaladas para entrar no clima das bicicletas (que tomam conta da cidade!).

AMSTERDAM

São vários museus, praças, parques, feiras que você não pode deixar de ir. Pode anotar: Museumplein, Rijksmuseum, Amsterdam Museum, Voldenpark (um parque lindinho no meio da cidade), Stedelijk Museum, Bloemenmarkt (feira das Tulipas), Red Light District (o famoso Bairro da Luz Vermelha, com as meninas ~da vida~ na vitrine) e o Bulldog Coffee Shop (Importante: Coffe Shop em Amsterdam não serve para tomar um cafezinho e sim para consumir maconha legalmente).

Fui para Amsterdam ano passado à trabalho, estava produzindo o programa O Mundo Segundo os Brasileiros – por conta do programa, conheci lugares muuuito legais e que dificilmente teria descoberto se não fosse pelos queridos que  entrevistei lá, brasileiros que moram em Amsterdam.

Além de todas os passeios dessa lista, vou contar agora os meus lugares PREFERIDOS de Amsterdam:

  • Cervejaria Artesanal dentro de um Moinho Brouwerij´t ij

A Brouwerij´t ij é uma cervejaria artesanal, que fica em um moinho. Isso, um moinho mesmo! É destino de happy hour, onde todo mundo é feliz bebendo ótimas cervejas e petiscando alguns queijinhos (os queijos holandeses são fantásticos!).

  • Comidinha de mãe (holandesa) no MOEDERSmoeders

Um restaurante charmoso e familiar, onde a ideia é você comer pratos típicos holandeses = Moeders!

Pra começar, Moeders significa “mãe”, seria exatamente a comidinha da mamãe. Sobre a culinária holandesa: não tem muuuuita variedade. Eles comem, basicamente, batata, repolho e salsichão. Mas te juro que é uma delícia, tem várias combinações, misturas, coisa de doido. No Moeders eu fui super bem atendida e comi muito bem!

Ah, dica importante: o jantar é cedo, por volta das 18h00 e é necessário fazer reserva (em qualquer restaurante).

  • O melhor Stroopwafle na LANKSROON

stroopwafles

Uma confeitaria fofíssima e com os melhores Stroopwafles de Amsterdam! Stroopwafle é como se fosse um biscoito de wafle bem fininho, recheado com caramelo. Não existe nada mais delicioso do que um stroopwafle para acompanhar o chá, pode confiar em mim!

Você pode comprar vários e guardar em casa, em latas, para conservar. Quando fizer o chá, coloque um stroopwafle em cima da sua xícara – o calor do chá quente vai esquentar o caramelo…OLHA. É de comer chorando.

As confeitarias que fazem o stroopwafle geralmente são bem tradicionais e passam de geração para geração, eu tive o prazer de conhecer a Claudia – dona da Lanskroon e ela me contou que sempre fez stroopwafles, porque era o negócio da família. Entre uma conversa e outra, peguei uma fornada quentinha…delícia, delícia!

Ah, se você for na Lanksroon, pode chamar a Claudia pra bater um papo ( e fala que você me conhece, do Brasil! Acho que ela vai lembrar de mim, ficamos amigas de Facebook e até hoje trocamos fotos de gatos fofos).

  • Queijos e Tamancos na FAZENDA CLARA MARIA

Processed with MOLDIV

Bem próximo de Amsterdam, você pode visitar a Clara Maria Cheese and Clogs Farm, produtora de queijos e de tamancos (aka CLOGS).

Parece confuso, mas não é. Quando você chega lá tudo faz sentido! Você pode conhecer e ver de pertinho como são feitos os tradicionais tamancos holandeses, visitar a produção de queijos e depois comprar souvenirs bem típicos e TRU para levar pra casa. Os queijos são deliciosos e o precinho é camarada!

  • Torta de Maçã da WINKEL

O bairro Jordaan é um dos lugares mais charmosos de Amsterdam. Se já não fosse suficiente, é lá que você encontra a melhor torta de maçã da vida: Winkel43

Torta de Maçã Winkel43

O lugar é uma gracinha! Se você for no verão, dá para sentar nas mesinhas do lado de fora <3

E o que dizer sobre essa torta de maçã? São tantos elogios que nem sei! É tradicional, é bonita, é muito boa, real-oficial. Para acompanhar: um chá de hortelã. Não deixe de ir, sério mesmo.

OBS: Eu estava com fome e muito frio, então também provei uma sopa de ervilhas muito boa! (Jordaan)

  • Bares e agito norturno no LIIDSEPLEIN

Tá afim de uma zueira? O destino é certo: Liidseplein, uma praça rodeada de bares e pubs. É só chegar em qualquer um, entrar, tomar boas cervejas e have fun! Cansou? Vai pro bar do lado. Simples e prático. Melhor lugar pra conhecer gente, circular, ver e ser visto.

  • JARDIM secreto das BEGUINAS Captura de Tela 2016-02-18 às 13.12.38

Sabe aquela imagem que você tem de Amsterdam, das casas estreitas, uma coladinha da outra? Esse é o lugar.

O Jardim das Beguinas fica na praça SPU, você tem que achar uma portinha, abrir e TCHARAM – um novo mundo surge. Parece coisa de filme, mas é assim mesmo!

“Beguinas eram mulheres que por qualquer motivo queriam viver uma vida religiosa e retirada, mas não queriam ser ordenadas formalmente como freiras. Elas criavam suas próprias comunidades, meio escondidas, e essa de Amsterdam existe desde a Idade Média. A última das Beguinas de Amsterdam morreu em 1971, mas até hoje moram só mulheres nas casas.” (do blog do Ducs Amsterdam).

  • Um museu todinho sobre VAN GOGH

Amsterdam tem muitos museus e é uma cidade em que você tropeça na arte e na cultura a cada esquina. O Van Gogh Museum foi o meu preferido, acho que por estar frente a frente de tantas obras que só tinha visto em livros. É tanta (mas taranta) coisa sobre Van Gogh que você nem vai saber por onde começar! Mentira…lá tem uma linha cronológica para seguir e você encontra todas as infos em Inglês.

Eu amei, amei, amei. Não deixe de visitar esse museu (e nem nenhum outro!).

DICA: existem vários descontos para turistas, principalmente se você pretende visitar mais de um museu. O museumkaart permite que você tenha acesso a quantos museus quiser (num determinado período). Amsterdam não é uma cidade muito barata, então vale a pena se informar sobre esses descontinhos.

  • PLLEK, um restaurante descolado.

PLLEK

Um dos meus lugares preferidos mesmo foi o bar/restaurante PLLEK, que é dentro de uma construção feita toda de containers. Eles servem almoço, sanduíches no jantar e de noite funciona como bar/baladinha. Fica na parte Norte, chamada Amsterdam Noord – pra chegar lá você precisa pegar uma balsa, que sai da Estação Central.

Já que está do outro lado da cidade, aproveita pra dar uma passada no Eye Film Museum – um museu dedicado ao cinema e artes visuais, tem exposições, acervo fixo e algumas atividades bem interativas, é bem divertido!

Esses foram alguns dos lugares que mais chamaram minha atenção, mas ainda tem muuuuita coisa para ver e fazer em Amsterdam!

amsterdam

Se quer aproveitar bem sua viagem, dicas preciosas:

  • Amsterdam é uma cidade segura e tranquila. Não grite se não precisar de socorro. (Isso deveria valer para qualquer cidade do mundo).
  • Pode tirar um dia só pra passear nos canais, principalmente no bairro de Joordan – é lindimais!
  • O transporte público é excelente! Pode ir sem medo.
  • Preste muita atenção na hora de atravessar a rua: carros, bondes e bicicletas podem te atropelar. Obs: o lance das bicicletas é o maior perigo da cidade.
  • É impossível pronunciar qualquer endereço em holandês, leve sempre anotado aonde você quer ir.
  • Eles falam inglês perfeitamente e é fácil se comunicar.
  • As refeições são compostas por: café da manhã, um lanche no almoço e jantar às 18h00.
  • Se quiser sair para jantar, faça reserva com antecedência.
  • Tem um compromisso ou reserva? Nunca se atrase. Na Holanda não existe tolerância nem para “5 minutinhos” e eu não estou exagerando. Se tratando de Amsterdam, pontualidade é a chave do sucesso.
  • Vai para Amsterdam no inverno? Não saia de casa sem luvas! O frio é congelante! (Se eu fosse você, deixava para comprar algumas coisinhas lá…só tem fofuras!)
  • Falando em compras…se você é apaixonado por decoração, uma parada obrigatória é a Pip Studio! Uma marca holandesa com as estampas e produtos mais lindos do mundo (sem exageros!). Atenção extra para os papéis de parede, roupas de cama e as porcelanas (guentacoração!)

Captura de Tela 2016-02-18 às 13.12.47

Agora chegou a vez da maior dica de todas: entra no blog Ducs Amsterdam. Lá tem tudo que você precisa, serião! Dicas para ingressos dos museus, transporte público, onde se hospedar, histórias, relatos engraçados e muita informação sobre a Holanda.

O Ducs foi uma das pessoas que gravei e entrevistei nessa viagem para a gravação do programa, ele mora em Amsterdam faz bastante tempo e conhece tudo como ninguém ;)

Ah! E se quiser tiver fotos da sua viagem, só chamar a Manuela Hugo – ela é brasileira, fotógrafa e também mora em Amsterdam faz tempo! Foi uma das minhas companheiras nessa viagem :)

Holanda é muito amor <3

Espero que tenham gostado do post e hasta la vista!