Nosso blog está em manutenção...

Estamos preparando algumas novidades para vocês. Obrigado pela paciência :)

close ic

Lámem Vegetariano | Receita

Uma receita que vale como um abraço quentinho! <3

LÁMEN sem dúvidas é um dos meus pratos favoritos da VIDA e tô muito muito feliz de compartilhar a minha receitinha com vocês!

Como sei que é uma receita super tradicional, e que o caldo de porco, usado nos restaurantes orientais, é mega elaborado, fiz a minha versão vegetariana, que ó, garanto que ficou tão incrível quanto a versão original.

Fiz o meu próprio caldo de legumes, delicinha, usando só ingredientes frescos – isso dá um toque mega especial. Ah! E no meu Lámen, fiz uma berinjela no missô, que é indispensável pra dar um sabor delícia nessa versão veggie!

Modéstia parte, eu arrasei!

Olha só como a minha versão de Lámen Vegetariano ficou show!

Assiste pra ver todas as etapas que fazem desse prato uma mini-alegria instantânea…

Certeza que você vai achar essa receita uma das coisas boas da vida! E nem é difícil, viu?!

Faz e posta foto com #TorradaTorrada pra gente ver!  Vou adorar! :)

beijo beijo

MODO DE PREPARO

Coloque os legumes do caldo em uma panela com o fogo alto e refogue bem. Quando começar a dourar, coloque um pouco de sal e vinho branco, misture tudo e deixe reduzir um pouco. Despeje a água, coloque o Bouquet Garni e deixe reduzindo em fogo médio por uma hora e meia ou até chegar na consistência desejada.

Hidrate o Funghi Secchi em 250 ml de água morna, por 30 minutos. 

Agora hora de preparar a Berinjela, corte ela ao meio e faça cortes na diagonal bem fundos, mas não corte até o fim pra que ela continue inteira. Em uma frigideira quente, coloque o óleo e a berinjela com a casca virada para cima, até começar a dourar, e vire. Abaixe o fogo, tampe a frigideira e deixe cozinhando por 3 minutos.

Enquanto isso, prepare o molhinho misturando a pasta de missô com o saquê e o açúcar, mexa bem até ficar homogêneo. Passe essa mistura em cima da berinjela e leve ao forno pré aquecido à 180°c por 5 minutos, ou até caramelizar. Reserve.

Corte o shitake e o shimeji, coloque em uma frigideira quente, só pra eles tostarem e liberarem sabor. Depois coloque a manteiga, o shoyu e o óleo de gergelim, refogue bem até ficarem bem crocantes e reserve.

Pique a cebolinha e divida a parte branquinha da verdinha. Reserve.

Em uma panela grande, com um pouco de óleo, coloque o alho triturado, a pasta de gengibre e a parte branca da cebolinha, e refogue até ficar bem dourado. Adicione a pimenta Sriracha (a gosto) e mexa bem. Agora junte a pasta de missô e misture bem até começar a desmanchar e se juntar aos outros ingredientes, formando um creme homogêneo. Despeje o caldo do funghi (só o caldo) e o de legumes.  Misture bem, e deixe reduzindo em fogo baixo.

Enquanto isso, coloque o macarrão para cozinhar, seguindo as instruções da embalagem. Não deixe ele cozinhar muito e não esqueça de jogar uma água fria pra parar de cozinhar instantaneamente. 

E também é nesse momento que você vai fazer o ovo. Para o ovo ficar com a gema molinha, dica: conte 8 minutos depois que a água começa a ferver. Jogue água fria e descasque ;)

Agora é só montar as porções individuais: primeiro coloque o macarrão, depois ajeite a berinjela, jogue todo o caldo, os cogumelos num cantinho, o ovo em outro, a cebolinha em outro, gergelim por cima e pronto! Só comer e ser MUITO FELIZ! =)

FICHA TÉCNICA

TEMPO DE PREPARO: 120 MINUTOS

INGREDIENTES

Para o Caldo:

1 Cenoura

2 Batatas Doce (pequenas)

1 Cebola

2 Talos de Salsão

4 Dentes de Alho

1 xíc. de Vinho Branco

4 litros de Água

4 folhas de Louro

1 Bouquet Garni (punhado de louro, salsinha, folhas de salsão e tomilho amarrados com barbante)

 

Para a Berinjela no Missô:

2 Berinjelas Grandes

2 colh. (sopa) de Pasta de Missô

4 colh. (sopa) de Açúcar

100 ml. de Sakê

2 colh. (sopa) de Óleo

Cebolinha (picadinha)

Gergelim (tostado)

 

Para o Lámen:

2 metades de Berinjela no Missô

500 ml de Caldo de Legumes

½ xícara de Funghi Sechi

150 gr de Shitake

150 gr de Shimeji

½ colh. sopa. De sopa Shoyu

1 colh. sopa Óleo de Gergelim

½ colh. Sopa Manteiga

2 dentes de Alho (triturados)

3 colh. (sopa) de Pasta de Gengibre

Molho de Pimenta Siriracha DE CABRON

3 colh. (sopa) de Missô

Cebolinha

Nori para decorar

1 Ovo

 

CONVERSÃO DE MEDIDAS

mobile-logo

Escolha as unidades