LÁMEN sem dúvidas é um dos meus pratos favoritos da VIDA e tô muito muito feliz de compartilhar a minha receitinha com vocês!
Como sei que é uma receita super tradicional, e que o caldo de porco, usado nos restaurantes orientais, é mega elaborado, fiz a minha versão vegetariana, que ó, garanto que ficou tão incrível quanto a versão original.
Fiz o meu próprio caldo de legumes, delicinha, usando só ingredientes frescos – isso dá um toque mega especial. Ah! E no meu Lámen, fiz uma berinjela no missô, que é indispensável pra dar um sabor delícia nessa versão veggie!
Modéstia parte, eu arrasei!
Olha só como a minha versão de Lámen Vegetariano ficou show!
Assiste pra ver todas as etapas que fazem desse prato uma mini-alegria instantânea…
Certeza que você vai achar essa receita uma das coisas boas da vida! E nem é difícil, viu?!
Faz e posta foto com #TorradaTorrada pra gente ver! Vou adorar! :)
Coloque os legumes do caldo em uma panela com o fogo alto e refogue bem. Quando começar a dourar, coloque um pouco de sal e vinho branco, misture tudo e deixe reduzir um pouco. Despeje a água, coloque o Bouquet Garni e deixe reduzindo em fogo médio por uma hora e meia ou até chegar na consistência desejada.
Hidrate o Funghi Secchi em 250 ml de água morna, por 30 minutos.
Agora hora de preparar a Berinjela, corte ela ao meio e faça cortes na diagonal bem fundos, mas não corte até o fim pra que ela continue inteira. Em uma frigideira quente, coloque o óleo e a berinjela com a casca virada para cima, até começar a dourar, e vire. Abaixe o fogo, tampe a frigideira e deixe cozinhando por 3 minutos.
Enquanto isso, prepare o molhinho misturando a pasta de missô com o saquê e o açúcar, mexa bem até ficar homogêneo. Passe essa mistura em cima da berinjela e leve ao forno pré aquecido à 180°c por 5 minutos, ou até caramelizar. Reserve.
Corte o shitake e o shimeji, coloque em uma frigideira quente, só pra eles tostarem e liberarem sabor. Depois coloque a manteiga, o shoyu e o óleo de gergelim, refogue bem até ficarem bem crocantes e reserve.
Pique a cebolinha e divida a parte branquinha da verdinha. Reserve.
Em uma panela grande, com um pouco de óleo, coloque o alho triturado, a pasta de gengibre e a parte branca da cebolinha, e refogue até ficar bem dourado. Adicione a pimenta Sriracha (a gosto) e mexa bem. Agora junte a pasta de missô e misture bem até começar a desmanchar e se juntar aos outros ingredientes, formando um creme homogêneo. Despeje o caldo do funghi (só o caldo) e o de legumes. Misture bem, e deixe reduzindo em fogo baixo.
Enquanto isso, coloque o macarrão para cozinhar, seguindo as instruções da embalagem. Não deixe ele cozinhar muito e não esqueça de jogar uma água fria pra parar de cozinhar instantaneamente.
E também é nesse momento que você vai fazer o ovo. Para o ovo ficar com a gema molinha, dica: conte 8 minutos depois que a água começa a ferver. Jogue água fria e descasque ;)
Agora é só montar as porções individuais: primeiro coloque o macarrão, depois ajeite a berinjela, jogue todo o caldo, os cogumelos num cantinho, o ovo em outro, a cebolinha em outro, gergelim por cima e pronto! Só comer e ser MUITO FELIZ! =)