Nosso blog está em manutenção...

Estamos preparando algumas novidades para vocês. Obrigado pela paciência :)

close ic

Todas as dicas para curtir Maceió | Alagoas

Passeios imperdíveis, restaurantes deliciosos, as melhores praias e onde se hospedar :)

Em outubro de 2017 fui convidada pela Secretaria de Turismo de Maceió pra conhecer o famoso Caribe Brasileiro!

Fui guiada por quem mais entende da cidade, então acredito que nos 5 dias de estadia, passei pelos melhores e mais deliciosos lugares! Portanto, seguindo a minha pequena experiência por lá e a minha humilde opinião, escrevi um post com as dicas das coisas que mais gostei de fazer: onde me hospedei, melhores praias, melhores restaurantes e passeios indispensáveis.

Quer ir pra Maceió? Leia o post até o final =)

Onde me hospedei?

Meu Hostel:

O Meu Hostel é uma casa novinha, recém reformada, com decoração minimalista, sempre organizada e muito limpinha. A localização é ótima! Fica bem pertinho da orla da praia de Cruz das Almas, 20 minutos de carro do Centro, e próximo às famosas praias Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara.

O hostel tem uma área verde comum com redes, bem cheia de vibes. E uma piscininha super honesta! Tem também um salão de jogos e WiFi de graça. Café da manhã incluso, com opções bem gostosas: frutas, pães, frios, café, leite, suco. Tudo muito fresquinho! Mas ó, cada um lava sua louça ;)

Fiquei em um quarto com cama de casal cheio de charme, que tinha ar condicionado, toalhas e banheiro privativo. Super silencioso e aconchegante. Mas se quiser a vibes bem hostel mesmo, tem outras opções de quartos compartilhados – que são um pouco mais baratos.

A dona, a Aline, é uma QUERIDA, que recebeu a gente pessoalmente, com uma energia lá em cima e nos ajudou com tudo o que precisamos durante a estadia.

Ah! Funciona 24h, então se quiser sair pro rolê e voltar de madruguis, vai ter sempre alguém por lá!

Mais infos:

https://www.instagram.com/meuhostel/

R. Sen. Ezechias Jerônimo da Rocha, 134 – Cruz das Almas, Maceió

Praias que valem a visita!

♡ A praia da Garça Torta fica no Litoral Norte, é super charmosinha, bem cool, pouquíssimas pessoas, silenciosa e é belíssima! É pra quem quer fugir do agito MEISMO! Mas ainda assim tem uma estrutura com quiosques pra quem quiser passar o dia sem sair de lá. ;)

♡ A praia de Ipioca também fica no Litoral Norte, isolada, não é super agitada, mas é um pouquinho diferente da Garça. Lá é onde conseguimos enxergar a semelhança com o Caribe! De dentro do clube Hibiscus é possível ver o mar com as águas claras (parece pintura), a areia fofinha e o céu azul com coqueiros. É um passeio um pouco mais “ricudo”. Pra entrar você paga um day use de 30 reais e aí escolhe onde quer sentar, em gazebos, nas mesas com guarda sol, espreguiçadeiras, enfim, a escolha é sua. A gente optou pelo gazebo! Naquela área um dj fica tocando durante toda a tarde. Tem algumas opções de restaurantes com pratos individuais ou pra dividir, entradinhas e drinks . O valor é um pouco mais salgadinho, mas vale conhecer o “Caribe Brasileiro”, principalmente pelo extra de ter a oportunidade de ver vários macaquinhos andando pelas árvores. Dica: vá, peça um drink com espumante, deite em uma das redes, e curta a paisagem.

♡ A praia de Ponta Verde é o rolê do agito! Fica lotada! Tem vários restaurantes pela orla, você escolhe o preferido, e decide se prefere ficar nas mesinhas, ou nas cadeiras de sol pela areia (mas tem que chegar BEM CEDO independente da sua preferência). A gente optou pelo restaurante  Lopanaque é bem famoso por lá! O preço é justo, atendimento ótimo e a comida é deliciosa (vale pedir a carne de sol com purê de banana, e os pratos com camarão também são show). Nessa praia é possível fazer passeio de stand-up, caiaque e rola alugar uma bicicletinha que você pedala sobre as águas (vale MUITO a experiência). O mar é verdinho verdinho, lindo de ver!

♡ A praia do Francês é uma das mais famosas de Alagoas. Fica em Marechal Deodoro, e é um pouco mais distante. É uma praia bem frequentada pelos surfistas, tem vendedores ambulantes, e muitos turistas. Diversos quiosques e várias opções de restaurantes. Nós passamos o dia no Hotel Ponta Verde, e fomos super bem recebidas pelo dono. O lugar é super charmosinho, tem quartos com vista pra praia, piscina e dois restaurantes. Nós almoçamos no Rabeca, comida típica nordestina, e de sobremesa um pudim SHOW DE BOLA!

Restaurantes com os melhores lanchos!

Akuaba:

O restaurante é grande, cheio de plantinhas e decoração com uma pegada “afro-baiana”, tem um salão fechado com ar condicionado, mas pra quem quer curtir a vibe calorosa do nordeste tem mesinhas do lado de fora.

Comidinhas típicas da Bahia, super (super mesmo) bem servidas e muito saborosas.

De entradinha eu optei pelo famoso Acarajé. Ele vem com os recheios separados (camarão, vinagrete, caruru e vatapá) e é você que monta. Mas olha só, é uma BELA entrada, então se a sua intenção é comer um prato principal depois, fica a dica: divida esse acarajé com o seu amiguinho.

A Moqueca é DIVINA, e o purê de banana da terra conquistou o meu coração, sem dúvida nenhuma a melhor coisa que comi em terras alagoanas! As farofinhas que acompanham são de comer rezando! E o prato serve pelo menos 4 pessoas.

O dono do restaurante é super simpático e apareceu pra servir pra gente um drink que era muito refrescante, cheio de frutas e cores (não lembro o nome!), e não contente em ter servido um Acarajé e uma Moqueca incríveis, mandou pra nossa mesa um prato de Camarão com Sururu (são mini marisquinhos), que também serve 4 pessoas e vem cheio de acompanhamentos. Foi uma surpresa muito grata, mas infelizmente eu já não aguentava mais comer!

O custo benefício é ótimo, vale a visita!

Mais infos:

https://www.instagram.com/akuababr

R. Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, 6 – Jatiúca, Maceió

Bodega do Sertão:

Comidinhas típicas do nordeste servidas em um buffet caprichadíssimo! Madeira, bules, flores, fazem parte da decoração rústica do lugar, que fica localizado em Jatiúca.

Se você acabou de sair da praia e está com fome, lá é sua melhor opção! O valor é bom e a comida é DELICIOSA! Fora que dá pra experimentar um pouquinho de cada prato típico: feijão tropeiro, carne de sol na nata, arroz com queijo, queijo coalho, caruru e tantos outros.

De sobremesa jamais saia de lá sem experimentar a Cartola: banana frita com queijo manteiga, canela e açúcar.

Mais infos:

https://bodegadosertao.com.br/

Av. Dr. Júlio Marques Luz, 62 – Jatiúca, Maceió

Janga:

É um restaurante mais fino, com decoração moderna, lindinha e super cuidadosa, é pequeno e tem uma vibe mais focada em um público um pouco mais adulto.

Pedimos um couvert que veio apresentado em um suporte lindinho com vários mini antepastos, entre eles ceviche e camarão.

O prato que pedimos: Camarão Jangadeiro Alagoano. Um PRATASSO de camarão, com batata palha, queijos e outras cocitas que não me recordo. Veio quentinho quentinho e mega saboroso! Esse dá pra dividir fácil fácil em umas 5/6 pessoas.

Se quiser comer BEM em um ambiente legal, corre pra lá!

Mais infos:

https://www.facebook.com/restaurantejanga/

R. Gen. João Saleiro Pitão, 1296 – Ponta Verde, Maceió

O que não dá pra deixar de fazer em Alagoas?

Mirante do Gunga:

Indo para praia do Gunga, a parada é necessária! Você paga uma pequena taxa de no máximo 3 reais pra ter acesso ao mirante: coqueirais a perder de vista e um mar azul azulzinho. É de tirar o fôlego de tão lindo!

Falésias do Gunga:

As falésias são formações rochosas que foram esculpidas pelo vento e todos os dias são modificadas. É de encher os olhos de lágrimas de tão lindo ver o que a natureza sozinha é capaz de fazer. A paisagem é surreal! É possível você chegar lá pegando um buggy ou um caminhãozinho na praia do Gunga. Dica: não peça pra eles irem com emoção, porque eles metem o pé no acelerador MESMO. O caminho até lá é lindíssimo, cheio de coqueiros, estradinha de terra, e entre uma árvore e outra é possível ver o mar. Depois que apreciar as Falésias, andando um pouquinho mais de buggy, é possível parar na bela e calma Lagoa das Falésias e do outro lado fica o mar, em uma praia completamente deserta. É você, essa paisagem e o silêncio das águas.

Piscinas Naturais de Pajuçara:

Pegue uma jangada na praia de Pajuçara por volta das 7h da manhã e em 10 minutos você chegará nas piscinas naturais. Por incrível que pareça dá pé, mesmo que você esteja no meio do mar. É possível ver os peixinhos e corais através das águas cristalinas, e as jangadas passam a funcionar como bar e petiscaria. Isso mesmo, no meio do oceano. Se você quiser fazer como eu, leve o seu próprio isopor com bebidas. Dá pra curtir a tranquilidade da maré baixa por 2 horinhas.

Mirante de Santa Terezinha:

Lugar lindo pra apreciar a vista panorâmica da cidade e curtir uma paz.

Pôr-do-Sol no Pontal da Barra:

No pontal da Barra você vai encontrar as lojinhas com produtos típicos de Alagoas, vale dar um passeio pra fazer comprinhas (tem muita coisa baratinha). Não saia de lá sem comprar uma toalha feita de bordado filé (é um clássico das bordadeiras alagoanas). Aproveite o passeio pra assistir o pôr-do-sol que é SURREAL de lindo. Você não vai se arrepender!

Dicas extras:

  • o aeroporto é longe do centro da cidade (pelo menos 1 horinha);
  • caso você esteja indo na primavera/verão, lá é calor, MUITO calor! Então leve protetor solar e roupas fresquinhas;
  • experimente o famoso quebra queixo;
  • aos domingos a orla de Ponta Verde fica fechada para carros e livre para skates, quadriciclos, patins, patinetes, pets e pedestres, aproveite pra passear por lá;
  • experimente todos os sabores típicos do nordeste, você não vai achar nada parecido em lugar nenhum.

No vídeo abaixo eu mostro todos esses lugares com detalhes. Se quiser ver toda a minha viagem pra Maceió, dá o play!

Até a próxima viagem!

Beijo beijo