Nosso blog está em manutenção...

Estamos preparando algumas novidades para vocês. Obrigado pela paciência :)

close ic

Bacalhau com batatas ao forno (à gomes de sá) | Receita

Receita levinha e super saborosa, perfeita para as festas de fim de ano e também pra um almoço ou jantar especial. Afinal, qualquer dia é dia de bacalhau!

O bacalhau à gomes de sá é super famoso e existem várias versões espalhadas por vídeos no youtube e em gerações e gerações de muitas famílias. Eu aprendi com a minha mãe uma leitura diferente do “gomes de sá”, mas sem deixar de usar os ingredientes da receita tradicional. Ela sempre faz no Réveillon e é sucesso total <3

O segredo aqui é fritar as rodelas de batatas e a cebola, antes de levar tudo ao forno. Você vai entender tudinho no vídeo abaixo! É só dar o play e anotar essas dicas que vão tornar o seu bacalhau ainda mais especial ;)

Se fizer a receita, tira uma foto lindona e posta com a #TorradaTorrada pra eu ver.

Beijo beijo

MODO DE PREPARO

Pra começar, cozinhe as batatas (com casca) por mais ou menos uns 30 minutos (não deixa ficarem molinhas, elas têm que estar ainda um pouquinho durinhas). E cozinhe também os ovos por 15 minutos.

Batatas cozidas? Descasque, corte em rodelas grossas, coloque sal, e frite e em uma frigideira com azeite. Todas as batatas têm que estar em contato com a frigideira, pra fritarem por igual e ficarem com uma crostinha. Depois que fritar de um lado, frite do outro. Reserve.

Coloque seu bacalhau dessalgado em água fervente por 5 minutos. Retire da panela, espere esfriar e desfie retirando as espinhas e a pele.

Em uma frigideira, coloque duas folhas de louro no azeite e frite as cebolas (cortadas em rodelas) até ficarem transparentes. Coloque um pouquinho de sal, pimenta do reino, o alho picadinho e depois adicione o bacalhau desfiado. Misture tudo.

Agora é hora de montar em uma assadeira (lembrando que tem que ir ao forno). Vá fazendo camadas. Coloque um fio de azeite, as batatas, depois o bacalhau, mais batatas, mais bacalhau, por último algumas batatas, os ovos cortados em 4 e azeitonas pretas.

Leve ao forno pré aquecido em 180 graus por mais ou menos 15 minutos, e quando retirar salpique salsinha.

FICHA TÉCNICA

PREPARO: 90 MINUTOS

 

INGREDIENTES

500 gr. de Bacalhau (dessalgado)

4 Batatas grandes

4 Ovos

2 Cebolas (em rodelas)

Azeitonas Pretas

2 folhas de Louro

3 dentes de Alho

Azeite

Sal

Pimenta do Reino

 

 

CONVERSÃO DE MEDIDAS

mobile-logo

Escolha as unidades