Nosso blog está em manutenção...

Estamos preparando algumas novidades para vocês. Obrigado pela paciência :)

close ic

5 lugares para comer tapas em Barcelona

Barcelona é um destino delicioso e certeiro pra curtir as férias de verão! Uma cidade jovem, com ar boêmio, que contempla diversas opções de bares e restaurantes para todos os gostos. A gastronomia de lá é caprichada e muito saborosa!

A ideia dos catalães, e dos muitos turistas que ali frequentam, é só curtir as famosas tapas, seja no calçadão, na beira do mar ou em um barzinho mais fancy nas ruas do Eixample.

E o que são as tapas? Nada mais, nada menos, do que aperitivos ou petiscos ou entradinhas, -como você preferir-, que acompanhados de um bom chopp ou um belo vinho, formam um rolê tipicamente catalão completo!

Se você está indo pra Barcelona e quer dicas de bons lugares pra comer suas Tapas, vou te dar 5 opções muito bacanas! Os bares/restaurantes foram indicações de uma amiga minha que mora lá há mais de um ano, eu fui (agora em agosto de 2019) e curti bastante.

EL CHIGRE

Um restaurante intimista, bem pequeno, com decoração rústica, banquetas altas e mesas enormes de madeira (a ideia é compartilhar a mesa). Super charmosinho. Fica localizado no bairro El Born, na frente da La Catedral Del Mar. Você provavelmente não vai dar nada pela fachada, mas vale a pena entrar. O atendimento é ótimo e o garçom foi muito atencioso. Como foi a nossa primeira parada, pedimos azeitonas temperadas, o famoso pan con tomate (tem-que-pedir), e as bombetes (ou bombs) de pulpo (polvo) e carne. As bombetes são bem famosas por lá, são uns bolinhos fritos recheados, mas eu confesso que não curti o sabor. As tapas variam entre 2 a 8 euros.

Quando você sai pra comer as tapas, normalmente não pede um prato, mas nós (fui com o meu namorado) já tínhamos ouvido falar do famoso Pulpo com Chimichurri e pedimos pra dividir. E foi, sem dúvidas, o prato mais gostoso que já comi em toda a vida. Então vale esse rolê!

Uma coisa que é muito comum lá, é pedir Vermute pra acompanhar suas tapas. Eu não arrisquei, mas isso é MUITO tradicional.

Endereço: Carrer dels sombreres 7, 08003 Barcelona.

Mais infos: http://elchigre1769.com/

 

EL NACIONAL

É quase um Eataly. O El Nacional é um casarão composto por alguns restaurantes e um bar que fica bem no centro. Bem bonitão e imponente, está bem pertinho da Plaça Catalunya, no Passeig de Grácia.

São várias opções de restaurantes em um só lugar. Mas o que eu quero indicar é o La Taperia, que funciona basicamente como um leilão! haha Isso mesmo, os garçons fazem um som avisando que tem novas tapas saindo da cozinha, gritam em alto e bom som o que levam em suas bandejas, e você tem que levantar a mão, como se estivesse dando um lance, pra arrematar o prato. Por exemplo, eles gritam “Croquetas de Jamón”, aí se você quer, já tem que avisar (antes que acabe), e eles levam na sua mesa.

Você pode pedir o cardápio e fazer os seus pedidos normalmente. Mas as tapas mais comuns vão passeando pelo salão pra facilitar a vida. Isso é ótimo pra quem chega cheio de fome!

Dois pontos que podem não ser tão legais:

  • você acaba pedindo tapas descontroladamente e isso pode influenciar bastante na sua conta (acabamos gastando 80 euros em tapas e drinks! ficou salgado!);
  • os garçons realmente ficam gritando, então se isso for te incomodar ou quiser um pouco de silêncio, lá não é o seu lugar (eu achei bem divertido!).

Nós pedimos pan con tomate, jamón ibérico, camarões ao alho, patatas bravas e croquetas de jamón (e repetimos algumas vezes).

As tapas variam de 3 a 8,50 euros. A taça de vinho 4 euros e a cerveja varia entre 2,50 a 6,50 euros.

Tudo MUITO gostoso. Vale a ida ;)

Endereço: Passeig de Gràcia, 24 Bis, 08007 Barcelona

Mais infos: https://www.elnacionalbcn.com/

 

BRASEROS & ASOC.

O Braseros é um barzinho mais hype que fica em uma rua badalada e super charmosinha no bairro Eixample. Eles têm um salão com um tamanho considerável, com uma decoração lindinha, cheio de plantas, uma pegada industrial com iluminação bem intimista. É super moderninho. Um destaque pro banheiro que é MUITO massa!

Dá pra sentar nas banquetas na janelinha com vista pra rua (ou o contrário – com vista pra dentro do restaurante) ou nas disputadas mesinhas da calçada.

Chegamos super cedo, antes das 13h (lá normalmente eles só servem a comida mesmo a partir das 13h), e as mesinhas de fora já estavam lotadas. Esperei por uns 10 minutos e consegui sentar na calçada charmosinha.

De tapas pedimos pan con tomate, e lá é o raiz mesmo! Eles mandam o pão, o alho, os tomates e uma faca. E pra você, que não quer ficar que nem a gente, sem saber o que fazer quando esse combo chegar, aqui a minha dica: basta você passar bem o alho nas fatias de pão, cortar os tomates ao meio, e esfregá-los nos pães. Tempere com um pouquinho de azeite e sal e prontinho :)

Também pedimos as patatas bravas, que vem tradicionalmente com um molinho vermelho. E arriscamos um tartar de atum apimentadinho pra dividir, que estava muito gostoso. O valor é aquele padrão de Barcelona, tapas entre 2 e 8 euros.

Endereço: Carrer del Parlament, 34, 08015 Barcelona

Mais infos: https://www.instagram.com/braseros34/

 

BESTIAL BEACH CLUB 

Esse é um restaurante mais topzera, lindão, bem na beira da praia de Barceloneta. O lugar é muito bonito, todo aberto, muitas árvores, plantas, mesas grandes e sofazinhos. Aquela vibe bem praiana. Ouvi dizer que a partir de um determinado horário, vira festa/balada, mas no almoço ou a tarde é bem tranquilinho, com certeza uma boa pedida pra almoçar ou comer ótimas tapas. E se você quer curtir um rolê catalão bem jovem é só estender um pouquinho.

Com certeza foi onde comi a melhor croqueta de jamón da minha vida (6,50 euros a porção com 6). O pan con tomate era delicioso também (por volta de 4 euros, a porção com 2).

Se você quiser emendar um almoço, eu aconselho a pedir a Paella, que foi a melhor que comi durante a viagem. O valor é 22 euros por pessoa, salgado, mas vale a pena ;)

Endereço: Carrer de Ramon Trias Fargas, 2-4, 08005 Barcelona

Mais infos: https://grupotragaluz.com/restaurante/bestial/

 

GATO NEGRO

Em uma esquina do bairro da Gracia, fica localizado o Gato Negro, que é um barzinho mais raiz, não tem muita firula, nem grandes preocupações com a decoração ou o visual. É mais escurão, uma vibe bem bar-balada, e um público bem bem jovem. Tem um grande balcão, que é onde você vai fazer o seu pedido – tanto os drinks, quanto as tapas ou sanduíches.

Não é o bar mais charmoso, mas é bem barato! Com 14 euros, comemos bem e bebemos em 2 pessoas – isso é muito raro em Barcelona. Pedimos de tapas, patatas bravas (eram sensacionais) e as croquetas de jamón, que saíram por volta de 2 euros cada. E comemos os famosos bocadillos (uns sanduíches cumpridos), que saem por menos de 4 euros. O vinho é uma excelente pedida, a taça sai por menos de 2 euros – foi o lugar que paguei mais barato.

Se quiser economizar comendo boas tapas e não tiver frescura, dá uma passada lá!

Endereço: Carrer de Sant Lluís, 47, 08012 Barcelona

Mais infos: https://www.facebook.com/GatoNegro.BCN

Obs.: (o restaurante é tão insider que não consegui achar nenhuma foto legal dos pratos, porque eles não têm site e nem instagram, e eu fui lá no after de um rolê, então acabei não tirando nenhuma também. No facebook eles postam pouca coisa… mas ó, mesmo sem foto, te garanto que vale a pena!)

Se quiser mais dicas de Barcelona e lugares para comer, dá um play nesse vídeo que mostramos outras opções de restaurantes:

Agora é só pegar essas dicas e escolher onde quer curtir sua tarde/noite comendo tapas e tomando bons drinks em Barcelona.

Tem mais dois posts sobre Barcelona aqui e aqui.

Beijo Beijo