O norte do nosso Brasil além de lindo, tem uma das culinárias mais incríveis e deliciosas do mundo!
Eu tenho uma ligação muito forte com o norte do país e principalmente com o tipo de comida que eles fazem por lá. Já fui pra Belém, pra Manaus duas vezes e pra Alter do Chão duas vezes também. Como eu moro no sudeste do Brasil, mais precisamente em São Paulo, viajar pro norte/nordeste, significa ir sempre disposta a me jogar e experimentar coisas específicas de uma cultura que só eles têm.
Eles trabalham muito com os famosos peixes de rio, como pirarucu, tambaqui, matrinxã, filhote… e em um prato ou outro, você pode contar que vai encontrar uma banana da terra. E agora, na minha última viagem pra Alter do Chão, que inclusive contei aqui nesse post, em absolutamente todos os lugares que eu passei, eles oferecem como acompanhamento dos pratos, um famoso vinagrete de feijão Santarém (ou Manteiguinha).
Inspirada em todas as delícias que experimentei por lá, em especial um pirarucu com creme de castanha, banana da terra e vinagrete, que comi no restaurante Casa do Saulo, fiz a minha própria receita de pirarucu!
Clicando AQUI você pode assistir o vídeo da minha última viagem para Alter do Chão.
Claro que por serem ingredientes do norte, fica mais complicado de encontrá-los por aqui, mas consegui adaptar, e ó, ficou SHOW!
Dá o play pra assistir o vídeo com a receita. Vale a pena ;)
Se fizer em casa, não esquece de tirar uma foto bonita e me marcar com a #TorradaTorrada.
Beijo Beijo