Nosso blog está em manutenção...

Estamos preparando algumas novidades para vocês. Obrigado pela paciência :)

close ic

5 lugares para comer Shakshuka em São Paulo

Você conhece a Shakshuka (Xacxuca)? Um famoso prato da Culinária do Oriente Médio?

Recentemente fui conhecer Israel, e me deparei com vários restaurantes que serviam a Shakshuka no café da manhã, que nada mais é do que: gemas moles que cozinham dentro de um molho de tomate com pimentão e especiarias. O prato pode variar de um lugar para o outro, em alguns restaurantes eles colocam páprica, cominho, em outros eles adicionam coentro… existe uma infinidade de adaptações (inclusive alguns mais ousados com cogumelos, brócolis ou até curry e frutos do mar!). O lance é sempre ter um pãozinho pra dar aquela “xuxada” e um bom café para acompanhar.

Voltando de viagem, procurei alguns lugares aqui em São Paulo que servem a Shakshuka e pra minha felicidade encontrei 5 restaurantes/bares/cafés que servem esse prato delicioso em suas diversas variações.

Segue aqui a listinha pra você que quer experimentar ou matar as saudades (assim como eu):

Filó

O recém aberto bar e restaurante Filó, tem foco na cozinha mediterrânea oriental. Ou seja, uma vibe mais pra Israel, Turquia e Grécia. Bem localizado em uma esquina do boêmio baixo Pinheiros, o lugar é simples e cheio de graça. E é claro, que em um restaurante com cardápio inspirado na culinária israelense, o shakshuka, não poderia ficar de fora do cardápio. O segredo da chef Fernanda Campagnoli é o molho de tomate bem pedaçudo, com linguicinha picante e 3 ovos moles cozidos nisso tudo. Acompanha uma cestinha de pães pra você poder dar aquela “xuxada”.

Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 732 – Pinheiros – São Paulo

Mais infos: https://www.instagram.com/filo.pinheiros/

Isla Café

Um discreto café localizado em Pinheiros, com mesinhas do lado de fora e um deck super charmosinho. A ideia é simular um ambiente bem praiano. Lá eles valorizam os ingredientes e trabalham apenas com pequenos produtores, portanto o cardápio é sazonal. Uma cozinha leve e com temperos orientais. Lá o shakshuka é feito com tomates e ovos orgânicos, sumac, temperinhos especiais e vem com coalhada ou hommus feitos na casa. É servido com um pãozinho de fermentação natural. Um almoço delícia, perfeito pra um dia mais friozinho.

Endereço: Rua Simão Alvares, 97 – Pinheiros – São Paulo

Mais infos: https://www.instagram.com/isla_cafe/

HM FOOD

O HM é uma das minhas cafeterias favoritas em São Paulo. Fica em Pinheiros, bem pertinho da estação Faria Lima do metrô. O lugar é super charmoso, amplo e arborizado. O espaço é compartilhado com um salão de cabeleireiro e uma oficina de motos. Lá eles servem um brunch super especial todo sábado e domingo das 10h às 15h. Ou seja, é a situação perfeita pra experimentar a shashuka da casa, preparado com molho de tomate e pimentão levemente picante e ovos cozidos no próprio molho. Que tal acompanhar com um bom café feito com grãos exclusivos? Essa é a boa pedida pro final de semana. ;)

Endereço: Rua Ferreira de Araujo, 1056 – Pinheiros – São Paulo

Mais infos: https://www.instagram.com/hmfoodcafe/

Factorio

Com uma cozinha atual e democrática, o Factorio é definido, pelos próprios donos, como uma “Comedoria” ou seja, um bar, restaurante e café, tudo junto e misturado. Cozinha delicada em um ambiente hipster-vintage Notícia boa: o café da manhã dura o dia inteiro! Eles produzem os próprios pães e granolas, e servem ótimos cafés, além é claro, de mandarem ver no astro principal deste post: a shakshuka! Aqui ela brilha com ovo pochê e tomates e cebolas confitados, e você pode escolher meia ou uma porção inteira. No Factorio, qualquer hora é uma boa hora de degustar uma boa xacxuca!

Endereço: Rua da Consolação, 2947 – Cerqueira César – São Paulo

Mais infos: https://www.instagram.com/factoriosp/

Pandan

Ambiente fofo e todo florido, com menu cheio de amor e sem glúten. Os celíacos e alérgicos, podem comemorar! A culinária autoral destaca-se pelas várias opções de pratos com qualidade que não contem glúten. O intimista Pandan serve café da manhã, brunch e almoço, e é muito conhecido pelo excelente atendimento. A Shakhuka deles é servida com uma fatia crocante de bacon e acompanha pãezinhos sem glúten feitos na casa. Que tal dar uma passada lá pra experimentar?!

Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 369 – Pinheiros – São Paulo

Mais infos: https://www.instagram.com/pandan_sp/

 

Espero que gostem das minhas sugestões, mas principalmente do Shakshuka :)

Lá no meu Instagram eu sempre mostro lugares legais pra comer em São Paulo e no mundo, me segue lá: @luandagazoni

Beijo beijo,