Nosso blog está em manutenção...

Estamos preparando algumas novidades para vocês. Obrigado pela paciência :)

close ic

3 Restaurantes de Comida Brasileira pra conhecer em São Paulo

Bóra comer comida brasileira hoje?!

É sempre legal prestigiar a culinária do nosso país, que oferece uma cardápio imenso de sabores. Nós temos comidas diferentes em cada parte do país, norte, nordeste, sul e sudeste. Cada lugar com a sua peculiaridade e seus ingredientes regionais. Se não saímos da própria cidade, nem imaginamos a quantidade de pratos típicos que temos espalhados pelo Brasil.

Em São Paulo (onde eu moro), existe uma infinidade gigante de restaurantes que oferecem pratos de todos os lugares do mundo – opção é o que não falta por aqui! E em busca de uma comidinha brasileira pra aquecer meu coração faminto, encontrei 3 restaurantes deliciosos, que oferecem uma comida com a cara do nosso Brasil. Um boteco inspirado na culinária carioca, um familiar que oferece comida do sertão nordestino e um premiado que traz inspirações amazônicas nos pratos.

Pirajá Prainha

milho cozido com páprica – picadinho – queijo coalho

Irmão mais novo dos famosos bares Pirajá e Laje Pirajá, o Prainha é uma versão bem praiana, com cardápio parecido, mas com algumas pequenas alterações. Fica localizado na super badalada rua dos Pinheiros, em uma esquina, que desde que abriu as portas, em meados de julho de 2019, já vive cheia de paulistanos dispostos à esperar a considerável fila pra conseguir uma mesinha dentro ou fora do bar.

A ideia dos sócios é trazer um pouco da praia pra São Paulo. Então, no cardápio, eles oferecem comidinhas como milho cozido temperado com páprica, empada de camarão, casquinha de siri, queijo coalho, porquinho frito… entre várias outras opções. Eles também tem uma geladeirinha com queijos e embutidos, e você pode pedir uma porção mista de mortadela, salame, linguicinha, quiabo, pepino, picles, ovo colorido…

E já que estamos falando em comida brasileira, eles servem um PF de respeito! Você pode escolher entre carne, peixe, frango e o vegano, e se ele vai ser à milanesa, grelhado ou acebolado. Acompanham arroz, feijão preto, saladinha, batata frita e ovo frito. Dois clássicos da casa que vale experimentar também é o Filé Oswaldo Aranha (um bife de filé mignon com alho frito por cima) e o Picadinho à Moda Leblon (carne na ponta da faca, pastel, ovo frito, farofa, banana à milanesa, arroz e feijão). O PF sai por volta de 38 reais e os pratos da casa entre 50 e 60 reais.

E se for no sabadão de sol, minha dica é: Feijoada da Tia Surica. Que sai 83 reais pra duas pessoas (super bem servida e deliciosa!).

Claro que não pode sair do Pirajá sem experimentar uma das famosas caipirinhas (ou também a versão raspadinha). Minha sugestão: A Nega é Minha e Ninguém Tasca (Cachaça, Rapadura e Limões Tahiti e Siciliano) ou Boladinha (Cachaça, Açaí e Limão Tahiti). Sai 25 reais cada.

Aí você pode ter certeza que vai ter uma experiência 100% brasileira! Comida boa e saborosa, clima gostoso e caipirinha na mão.

Endereço: Rua dos Pinheiros, 209 – Pinheiros – São Paulo/SP

Mais infos: @barpiraja

 

Jesuíno Brilhante

carne de sol na chapa, feijão de corda e arroz de leite – coxinha de costela – carne de sol na nata, farofa de bolão e macaxeira

Uma pequena casinha em uma rua silenciosa do bairro de Pinheiros, é onde fica localizado o restaurante nordestino Jesuíno Brilhante. Rodrigo Levino é o potiguar que trouxe um pouquinho da culinária do sertão nordestino para o paladar paulistano. Ao lado de Rodrigo, trabalha também o pai, o seu João Batista, que é mestre em preparar a melhor carne de sol da região.

Em uma lousinha do lado de fora do restaurante está, escrito à mão, o cardápio. A ideia é você montar o seu próprio “Bornal”, que é como o sertanejo chama a marmita que leva em sua bolsa de couro. Nesse caso, é montar o próprio prato executivo mesmo. Eles tem uma série de “misturas”, como carne de sol na chapa, carne de sol na nata, paçoca de carne de sol, linguiça de carne de sol, saladas e uma ou duas opções vegetarianas. Aí você pode escolher dois acompanhamentos, dentre eles, arroz de leite, farofa de cuscuz, feijão de corda, macaxeira cozida e farofa de bolão. Ah! Vale falar dos tira-gostos, e dou destaque para o queijo coalho e a coxinha de costela de boi.

A comidinha é super caseira, tem aquele gostinho de Brasil, muito saborosa e bem servida. A apresentação dos pratos é simples. Inclusive, toda a decoração do lugar segue essa linha: descomplicado, porém aconchegante.

O valor dos pratos principais não chega à 50 reais e os petiscos não chegam nem à 20. Vale super a pena o custo-benefício.

Mas fica a dica: chegue cedo, porque enche rápido.

Endereço: Rua Arruda Alvim, 187 – Pinheiros – São Paulo/SP

Mais infos: @jesuinobrilhante

 

Banzeiro

costelinha de tambaqui – matrinxã recheado com farofa de banana da terra, vinagrete e feijão santarém – bao de pirarucu com maxixe

O famoso restaurante manauara do chef Felipe Schaedler acaba de pousar nas ruas do Itaim, em São Paulo. O já premiado e conhecido por ter formiga no cardápio, Banzeiro, traz pros paulistanos pratos totalmente inspirados na cultura indígena do norte do nosso país. Mais brasileiro impossível, né?!

O chef Felipe acredita que trazer o restaurante pra São Paulo é um jeito de instigar ainda mais o brasileiro a conhecer a nossa Amazônia.

O restaurante é bem imponente, tem um salão grande e charmoso, com decoração típica amazonense. Um destaque para a cozinha toda envidraçada, virada para o corredorzinho charmoso da pequena vila em que fica localizado.

No cardápio, os clássicos peixes de rio: Banda de Tambaqui e Matrinxã assada na Folha de Bananeira. Respectivamente 169 e 129 reais (servem tranquilamente 3 pessoas). Tem outras opções como caldeirada de pirarucu, pato no tucupi e algumas vegetarianas/veganas, como arroz de cogumelos e couve flor na brasa.

De entradinha, NÃO-PODE-DEIXAR-DE-PEDIR: costelinha de tambaqui com molho agridoce e bao de pirarucu ou camarão (pãozinho chinês feito no vapor). Ambas as entradas são de comer rezando! A costelinha é 42 reais e o bao sai por 12 a unidade.

Se quiser dar uma ousada e experimentar o verdadeiro sabor do norte, vá de formiga saúva na espuma de mandioquinha. A entrada sai por 18 reais, e olha, é bem gostosinho, viu?!

Comida brasileira bem feita, bem apresentada e MUITO saborosa.

Endereço: Rua Tabapuã, 830 – Itaim Bibi – São Paulo/SP

Mais infos: @banzeirosp

 

Dá o play no vídeo pra ver a minha experiência em cada um dos 3 restaurantes que citei aí em cima :)

Então, quando surgir aquela vontade de comer uma comidinha deliciosa, que parece ter sido feita em casa, já sabe! Pode visitar qualquer um desses 3 restaurantes que, com certeza, você vai sair satisfeito!

Até a próxima.

Beijo, Beijo