Nosso blog está em manutenção...

Estamos preparando algumas novidades para vocês. Obrigado pela paciência :)

close ic

Focaccia com Tomatinhos Cereja, Alecrim e Azeitonas | Receitas

Não tem nada melhor do que um pãozinho quente, super saboroso, recém saído do forno, acompanhado de um bom café, não é?!

Pão caseiro é tipo aquele abracinho no coração, e até parece que fazer é um bicho de sete cabeças, mas é muito fácil!

Aqui nesse post, te ensino a receita da verdadeira Focaccia Italiana, recheada com tomatinhos cereja, alecrim e azeitonas verdes em rodelas. Aprendendo a fazer a massa direitinho, você pode rechear com o que preferir! Pode colocar calabresa, queijo, apenas ervas, cebola…. deixe a sua criatividade fluir :)

Olha como ela fica LINDA!

Faça em casa, e você vai ficar muito orgulhoso com o resultado da sua Focaccia, porque além de linda, fica deliciosa!

Assista o vídeo pra entender o passo a passo direitinho:

Se fizer, não esqueça de postar uma foto bem bonita com a #TorradaTorrada pra eu ver!

Beijo Beijo

MODO DE PREPARO

Em um bowl, coloque a farinha de trigo e misture o sal. Adicione o fermento biológico seco instantâneo da Fleischmann e misture bem. Coloque o azeite, mexa mais um pouquinho e adicione a água morna aos poucos, vá mexendo com uma colher e depois use as mãos. Essa massa é mais pegajosa, mais líquida, então o ponto dela é esse que eu mostro no vídeo*, não fica tão lisinho. Quando chegar nessa consistência, tampe com um pano úmido ou plástico filme por 5 minutos.

Passado esse tempo, hora de fazer as dobraduras. ATENÇÃO: nesse caso você não vai sovar! Você vai dobrando a massa pra desenvolver o glúten (assista o vídeo pra entender direitinho o processo). Então, umedeça as mãos e vá puxando as quatro extremidades da massa para cima, uma de cada vez. Aí cubra a massa de novo, espere mais 5 minutos e faça esse processo de novo. Você vai perceber que a massa vai ficando mais firme. Depois de 4 ou 5 vezes, você vai fazer o processo contrário. Vai puxar as extremidades da massa para baixo, em contato com a sua vasilha. Repita mais umas 4 ou 5 vezes novamente. Depois disso tudo, tampe com um pano e espere o fermento agir durante 30 minutos. Você vai perceber que sua massa vai dobrar de tamanho quando passar esse tempo.

Enquanto ela estiver crescendo, pré aqueça o forno em 200 graus por 35 minutos mais ou menos.

A massa dobrou de tamanho? Passe pra uma assadeira untada com azeite, e vá abrindo com os dedos, fazendo furinhos para entrar ar. Aí você vai colocar o seu recheio. Primeiro jogue o sal grosso e espalhe na massa, e coloque os tomatinhos cereja, alecrim e azeitonas verdes em rodelas. Pra finalizar, jogue azeite por cima.

Leve para o forno por mais ou menos 35 minutos, mas a cada 15 minutos vá dando uma olhadinha e virando a forma, até ela dourar de maneira igual de todos os lados.

Assim que retirar do forno, pincele com azeite e vá ser feliz! :)

FICHA TÉCNICA

PREPARO: 120 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO: DE 35 A 40 MINUTOS

INGREDIENTES

Para a massa:

500 gr. de Farinha de Trigo

10 gr. (ou 1/2 colh. de sopa) de Sal

1 saquinho de Fermento Biológico Seco Instantâneo da Fleischmann (10 gr.)

50 ml. (ou 2 colh. de sopa) de Azeite

350 ml. de Água Morna

Para o recheio:

9 Tomatinhos Cereja (cortados ao meio)

4 a 6 ramos de Alecrim

Azeitona Verde (em rodelas)

Sal Grosso

Azeite de Oliva

CONVERSÃO DE MEDIDAS

mobile-logo

Escolha as unidades